Após 8 horas fora do ar, os aplicativos do WhatsApp, Facebook e Instagram começaram a voltar a funcionar em alguns dispositivos móveis.
Por aparelhos desktop, a conexão do site de mensagens instantâneas ainda não se conecta com celular, porém, pelo telefone móvel, as mensagens já chegam. O início desta normalização ocorreu por volta das 18h50, mas os aplicativos ainda apresentam instabilidade.
Por volta das 19h, o CTO do Facebook, Mike Schroepfer, publicou uma atualização sobre as falhas nos aplicativos da empresa.
“Nossas sinceras desculpas a todos os afetados pela interrupção dos serviços do Facebook neste momento. Estamos passando por problemas em nossas redes e nossos times estão trabalhando para resolver essa situação o mais rápido possível”, disse.
Problemas ao longo do dia
Três das redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros ficaram fora do ar. Usuários do WhatsApp, Facebook e do Instagram reclamam que os aplicativos pararam de funcionar no começo da tarde desta segunda-feira (4/10). No WhatsApp, por exemplo, nenhuma mensagem era enviada.
No Instagram, o problema se repetiu. Muitas reclamações indicam que além do feed não atualizar com novas postagens. O site Downdetector, que monitora reclamações sobre serviços da internet, registrava um pico de queixas por volta das 11h00 horário de MS.
O Facebook informou, por meio da assessoria de imprensa, que está ciente do problema e que está trabalhando para resolver a questão. Andy Stone, executivo de comunicações do Facebook, utilizou o Twitter para se pronunciar.
"Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente", escreveu.