Longe de ser uma metáfora, a síndrome do coração partido existe e tem consequências visíveis no coração. O estresse causado pela situação traumática estimula a produção de toxinas que fazem o ritmo do coração acelerar e gerar uma pequena deformação que ocorre no lado esquerdo. Sim, é uma ferida real.
Luto e o fim de um relacionamento podem causar sintomas semelhantes ao de um ataque cardíaco. Um coração partido pode causar mais problemas do que se imaginava: um estudo publicado no periódico Circulation descobriu que um enfraquecimento do sistema imunológico humano pode causar danos ao coração. Essa condição costuma estar relacionada a um estresse extremo causado por choques emocionais súbitos, como o luto ou o fim de um relacionamento.
Ao contrário de um ataque cardíaco, a síndrome de Takotsubo não causa um bloqueio das artérias que levam ao coração. Na verdade, ela enfraquece os músculos do coração, enquanto o ventrículo esquerdo incha em tamanho e forma, resultando em uma incapacidade de levar corretamente o sangue ao redor do corpo.
Ainda sem tratamento, a doença tem sintomas como falta de ar e dor no peito, que podem ser confundidos com um ataque cardíaco.
Referências: Artigo saúde contemporânea