
O presidente Donald Trump se proclamou vencedor da eleição presidencial nos Estados Unidos, quando a apuração dos votos ainda está em curso sem definição do vencedor, em meio a uma disputa apertada entre ele e o rival democrata, Joe Biden. Com isso, criou o risco de uma crise institucional no país.
Em pronunciamento na Casa Branca pouco depois das 4h desta quarta-feira (4), o presidente disse, sem provas, que há fraude na apuração dos resultados e que irá à Suprema Corte para parar o que chamou de "votação" em alguns estados, uma aparente referência aos votos enviados pelo correio e que, de acordo com várias legislações estaduais, podem ser contados mesmo que cheguem dias depois do encerramento oficial da votação.
"Nós vencemos esta eleição. Então nosso objetivo agora é garantir a integridade [do processo] para o bem da nação. Este é grande momento. Há uma grande fraude em nossa nação. Queremos que a lei seja usada de maneira apropriada. Então vamos à Suprema Corte. Queremos parar toda votação", disse ele.
Não há nos EUA lei que impeça a contagem de votos que foram preenchidos corretamente e depositados no prazo devido.