Crédito: Reprodução/Rede social O prefeito eleito Heliomar Klabunde (MDB) tomou posse nesta terça-feira (4), após uma decisão favorável do Supremo Tribunal Federal (STF) que anulou a inelegibilidade imposta ao político. O ato foi confirmado pelo presidente da Câmara Municipal de Paranhos, Chacal (PP), e ocorreu às 19h em uma cerimônia oficial.
Klabunde, que havia sido impugnado nas eleições de 2024 devido a uma dívida com o Tribunal de Contas da União (TCU), estava impedido de assumir a prefeitura. A decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) havia invalidado sua candidatura, tornando-o inelegível. Contudo, após apresentar um agravo regimental, a Segunda Turma do STF decidiu, por maioria de votos, anular a inelegibilidade e validar sua eleição, derrubando o ato anterior.
A decisão, proferida em 28 de outubro, também foi comunicada ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), permitindo que Klabunde assumisse a administração do município, com Alfredo Soares (PSDB), eleito vice-prefeito, ao seu lado.
A disputa para o cargo de prefeito de Paranhos teve um conturbado histórico eleitoral. Em agosto de 2024, a candidatura de Heliomar Klabunde foi impugnada pelo TRE-MS devido à pendência com o TCU. No entanto, o STF revisou a decisão e permitiu que o resultado das eleições de outubro de 2024 fosse mantido.
Eleições Suplementares
O período de interinidade de Acosta começou após as impugnações e a eleição suplementar realizada em abril de 2025, na qual Acosta venceu como candidato do PSDB, completando o mandato até o final de 2028. Entretanto, com a anulação da inelegibilidade, a posse de Klabunde valida o resultado das eleições anteriores, e ele agora ocupa a cadeira de prefeito conforme o pleito de 2024.
A cerimônia de posse marca o fim de uma longa disputa jurídica, que incluiu decisões de diferentes instâncias, culminando na reviravolta que permitiu a Klabunde assumir o comando da cidade de Paranhos.



