Menu
Sábado, 06 de dezembro de 2025

Fazenda é investigada por desmatamento e queima ilegal em Paranaíba

Mais de 320 hectares foram degradados e multa supera R$ 568 mil.

04 de dez 2025 - 10h:16 Créditos: Redação, com informações do Midiamax
Crédito: Divulgação/MPMS

A 1ª Promotoria de Justiça de Paranaíba instaurou um Inquérito Civil para apurar o desmatamento e a queima ilegal de vegetação nativa do Cerrado em uma fazenda do município. As irregularidades resultaram em levantamento de 324,8 hectares degradados e multa que ultrapassa R$ 568 mil.

A PMA (Polícia Militar Ambiental) identificou 155,4 hectares de corte raso em área de pastagem, além da remoção de 6,8 hectares queimados dentro da área de Reserva Legal. Os policiais também constataram 162,4 hectares queimados, com leiras ainda ativas e outras já consumidas pelo fogo, mesmo durante período proibido pelo Estado.

Pelas infrações ambientais — supressão ilegal de vegetação nativa, destruição de área de Reserva Legal e uso irregular de fogo — o proprietário foi autuado em mais de meio milhão de reais. Ele também foi notificado a apresentar, dentro do prazo legal, um projeto de recuperação da área degradada referente à parte da Reserva Legal afetada.

A promotora Juliana Nonato, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Paranaíba, determinou ainda que o investigado apresente documentos fundiários, ambientais e informações preliminares que auxiliem na investigação.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias