Menu
Domingo, 22 de dezembro de 2024

Ponto de testagem de covid no centro tem fila dobrando a esquina

Muitas pessoas ficam confusas com a diferença de cada teste, confira abaixo o que muda entre o Antígeno e o RT-PCR.

05 de jan 2022 - 13h:12 Créditos: Enfoque MS
Crédito: Divulgação

No início da manhã desta quarta-feira (5) já era possível visualizar uma enorme fila se formando em frente ao prédio da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) na região central da Capital localizado na Rua Barão do Rio Branco, onde atualmente são realizados testes de de antígeno para a detecção do coronavírus.

Nas últimas semanas o número de campo-grandenses a procura de testes de coronavírus tem aumentado substancialmente fazendo com que os pontos disponíveis para essas atividades trabalhem a todo vapor. Na terça-feira (4) somente no unidade da UCDB foram realizados 543 exames, com 174 positivos, uma média de 32% do total realizado registrando um recorde de testes.

Em uma análise dos dados divulgados até o momento é possível verificar um aumento dobrado na busca por resultados da doença, fato que pode ser atribuído ao período festivo, onde a circulação de muitas pessoas, fazendo com que elas se exponham mais aos vírus, destacando também a alta nos casos gripais no estado que já matou seis pessoas pela H3N2, desde o meio de dezembro até agora.

Um dos motivos que levam esse auto número de pessoas ao ponto de testagem, é a localização e a agilidade no resultado, que fica pronto em até 20 minutos, no entanto é válido destacar que estão a disposição em 72 unidades de saúde básicas, o exame de RT-PCR. O serviço é gratuito, não sendo necessário o agendamento de horário, porém é importante ressaltar que a orientação é para que procurem por testes aqueles que apresentarem sintomas.

Nas unidades de saúde, o teste é realizado de segunda a sexta-feira. Já o Centro de Testagem funciona diariamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados, de 7h30 às 17h. No local é feito somente o teste de antígeno que fica pronto em até 20 minutos e é considerado o mais confiável dentro dos testes rápidos, se enquadrando no padrão ouro, assim como o RT-PCR.  Ambos estão disponíveis nas unidades de saúde.

Para tornar a busca pelo teste mais rápida e fácil a prefeitura de Campo Grande disponibilizou uma plataforma, onde você encontra de acordo com sua localização a unidade mais próxima.  Basta digitar o CEP ou endereço de residência. (Clique aqui).

Muitas pessoas ficam confusas com a diferença de cada teste, confira abaixo o que muda entre o Antígeno e o RT-PCR.

Antígeno

O exame utiliza a mesma forma de coleta de material para análise do exame, através do Swab nasal. Da mesma forma que o RT-PCR, só será feito o exame em quem apresentar sintomas respiratórios, como tosse, coriza, dores de cabeça e pelo corpo e febre, há até oito dias. 

Após a coleta , a pessoa aguarda até 20 minutos para sair o laudo e quem tiver o resultado positivo já tem a orientação e encaminhamento para unidade de saúde de referência para atendimento. O paciente também passa a ser monitorado pelo serviço da Sesau e poderá entrar em contato com a teleconsulta em caso de dúvidas, pelo telefone 2020-2170.

RT-PCR

O teste de RT-PCR continua sendo ofertado em 33 unidades de referência, podendo ser realizadas até 700 coletas por dia por livre demanda. O resultado do exame é disponibilizado de três a cinco dias úteis após a coleta no site da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Caso o paciente tenha alguma dificuldade de acesso, a recomendação é procurar a unidade de saúde mais próxima. 

 “O diagnóstico preciso e correto é fundamental para propor quaisquer medidas relacionadas à prevenção e ao prognóstico da infecção. Com o acesso da população facilitado aos testes podemos oportunizar um diagnóstico mais precoce e, desta forma, reduzir a circulação do vírus”, destaca o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho.

A estratégia de testagem também é usada para a busca ativa de pessoas que podem levar mais tempo para demonstrar qualquer sintoma da Covid-19 e, assim, evitar a disseminação.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias