Menu
Quarta, 07 de janeiro de 2026

Nicolás Maduro comparece a tribunal nos EUA para responder a acusações de narcoterrorismo

O ditador venezuelano e sua esposa foram capturados em Caracas durante operação militar.

05 de jan 2026 - 09h:42 Créditos: Redação, com informações do Agência Estado
Crédito: Reprodução/Rede Social X

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, está programado para comparecer ao tribunal de Manhattan nesta segunda-feira (5) para responder às acusações de narcoterrorismo, conforme apresentadas pelo governo dos Estados Unidos. Este será o primeiro comparecimento de Maduro em um tribunal americano, e o procedimento ocorrerá ao meio-dia (14h de Brasília).

Maduro, juntamente com sua esposa, Cilia Flores, foi capturado no sábado (3) durante uma operação militar dos Estados Unidos em Caracas. Ambos foram então transferidos para um presídio em Nova York, onde enfrentarão acusações graves, incluindo conspiração para narcoterrorismo, importação de cocaína, posse e conspiração para posse de metralhadoras e dispositivos destrutivos contra os Estados Unidos.

No sistema judiciário dos EUA, Maduro terá os mesmos direitos de qualquer réu, incluindo o direito a um julgamento por um júri composto por cidadãos de Nova York. A defesa do ditador deve contestar a legalidade de sua prisão, alegando que, como chefe de Estado, ele goza de imunidade judicial. Contudo, os EUA não reconhecem Maduro como o líder legítimo da Venezuela.

Antes da captura, Maduro e seus aliados afirmaram que a hostilidade dos EUA se deve à cobiça pelos recursos naturais venezuelanos, principalmente petróleo e minerais. Após a prisão, o ex-presidente Donald Trump afirmou que os Estados Unidos “governariam” temporariamente a Venezuela, embora o secretário de Estado, Marco Rubio, tenha esclarecido no domingo (4) que o país não assumiria o governo do dia a dia, além de reforçar a manutenção da "quarentena do petróleo" já imposta.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias