Cinco PRF’s (Policiais Rodoviários Federais) foram presos durante as operações da PF (Polícia Federal) e PRF (Polícia Rodoviária Federal), na manhã desta quinta-feira (5), denominadas Managers e Cem por Cento, que tem como alvo contrabandistas de cigarros e supostos policiais corruptos.
Segundo reportagem do Midiamax, um dos agentes havia sido solto recentemente depois de ter sido preso. Porém não houve divulgação de detalhes e nem o ano de sua prisão. Os demais ingressaram na instituição nos anos de 1994, 1996, 1999 e o último, em 2011. Os nomes não foram divulgados.
Vale reforçar que são cumpridos 18 mandados de busca e apreensão, e dez de prisão. Em Mato Grosso do Sul, nove cidades são alvos das ações, sendo elas, Dourados – onde duas pessoas já foram detidas -, Naviraí, Jutí, Eldorado, Mundo Novo, Japorã, Rio Brilhante, Nova Alvorada do Sul, Campo Grande. Já no Paraná, o município é Umuarama.
Quadrilha organizada
De acordo com nota encaminhada pela PF, a quadrilha era organizada e tinha até gerentes que comandavam redes de transportadores, batedores, olheiros e que realizavam contatos com ‘garantidores’, que eram policiais cooptados para permitir as ações.
Dependendo do caso, esses agentes dificultavam a atuação dos demais policiais.
Sobre as operações
Os nomes das operações foram dados em alusão às funções dos integrantes das organizações criminosas e à forma como estes se comunicavam quando agentes públicos cooptados pelo esquema estavam nos postos de fiscalização, sendo totalmente segura a passagem dos veículos com ilícitos.