A PF (Polícia Federal) que em conjunto com a PRF (Polícia Rodoviária Federal) estão deflagrando na manhã desta quinta-feira (5), as Operações Managers e 100%, cumprem dois mandados de busca e apreensão em Dourados.
Outras oito cidades em Mato Grosso do Sul também são alvos da ação. Paraná também está na rota dos agentes. Até o momento, foram apreendidos documentos uma BMW. As prisões já aconteceram em Campo Grande, Jutí, Naviraí, Eldorado e Japorã.
Como O Vigilante (releia aqui) informou mais cedo, o objetivo desta operação é desarticular esquema de contrabando de cigarros na região Sul do Estado, e também contra policiais supostamente corruptos que estariam dando apoio para que os produtos entrassem no Brasil.
Ao todo, são executados 18 mandados de busca e apreensão, e dez mandados de prisão. As operações contam com aproximadamente 80 policiais federais e 30 rodoviários federais.
Os demais municípios em MS alvos das ações são Naviraí, Jutí, Eldorado, Mundo Novo, Japorã, Rio Brilhante, Nova Alvorada do Sul, Campo Grande. No paraná, a cidade é Umuarama.
Quadrilha organizada
De acordo com nota encaminhada pela PF, a quadrilha era organizada e tinha até gerentes que comandavam redes de transportadores, batedores, olheiros e que realizavam contatos com ‘garantidores’, que eram policiais cooptados para permitir as ações.
Dependendo do caso, esses agentes dificultavam a atuação dos demais policiais.
Sobre as operações
Os nomes das operações foram dados em alusão às funções dos integrantes das organizações criminosas e à forma como estes se comunicavam quando agentes públicos cooptados pelo esquema estavam nos postos de fiscalização, sendo totalmente segura a passagem dos veículos com ilícitos.