O vice-prefeito de Dourados, Guto Moreira, assume interinamente o comando do Executivo Municipal entre os dias 05 e 12 de março, em razão de viagem oficial do prefeito Alan Guedes aos Emirados Árabes, em missão organizada pelo Sebrae/MS, para apresentar as potencialidades de municípios de Mato Grosso do Sul a investidores internacionais, na amostra mundial “Expo 2020”. O evento, com participação de países de todo o mundo, foi aberto em 30 de setembro e se encerra no final deste mês de março.
O prefeito Alan Guedes reafirmou a confiança no trabalho de Guto Moreira ao assinar a transmissão de cargo. “Esse é um dos atos administrativos mais fáceis de assinar. O vice-prefeito Guto é um gestor excelente, que reúne todas as habilidades necessárias para administrar Dourados durante nossa missão. Guto sempre esteve presente nos momentos e decisões mais difíceis, tenho total confiança”, disse Alan Guedes.
O prefeito Alan Guedes viajará aos Emirados Árabes acompanhado de mais 11 prefeitos do Estado na missão organizada e financiada pelo Sebrae/MS. O objetivo é apresentar as regiões a investidores internacionais e trazer novos projetos. Além de advogado, Alan Guedes também é internacionalista.
“Pra mim é uma honra e um privilégio assumir o comando do Executivo da cidade onde nasci e cresci. Agradeço ao prefeito Alan pela confiança e parceria. Encaro esse desafio com muita tranquilidade pois desde o começo da administração tive oportunidade de participar ativamente da gestão”, afirma Guto Moreira.
Ainda de acordo com o prefeito, colocar Dourados na vitrine para a Câmara de Comércio Àrabe Brasileira abre um leque muito importante de parcerias e novos projetos para a macrorregião. “Agora com a Estrada de Ferro Paraná Oeste S/A saindo do papel, oportunizar investimentos e parcerias é fundamental para que Dourados se mantenha na vanguarda da inovação. A Câmara de Comércio Árabe Brasileira é um dos órgãos mais importantes de comércio da Ásia e seus membros são responsáveis por investimentos em diversos locais do planeta. Queremos trazer isso para a nossa região. Tudo que tem berço em Dourados impacta mais de 1 milhão de pessoas. Desenvolvimento em Dourados é crescimento também para os 33 municípios da nossa macrorregião”, ressalta Alan Guedes.
Expo 2020 – Durante a viagem os prefeitos serão acompanhados pelo consultor do Sebrae, Silvio Barros, que já desenvolve um trabalho com o grupo na área de liderança. O grupo irá participar de uma programação intensa de atividades e, após o retorno ao Brasil, receberá acompanhamento do Sebrae para a implementação de novas alternativas que possam ser aplicadas no município para promover o desenvolvimento.
A Expo 2020 é uma mostra mundial, realizada a cada cinco anos, desde 1851, em diferentes cidades do planeta e é conhecida por reunir várias nações com a proposta de apresentar ao público soluções inovadoras para desafios mundiais. Nesta edição, a exposição traz novas alternativas em sustentabilidade como a implementação de energia fotovoltaica, além da apresentação de novas tecnologias que podem impulsionar o desenvolvimento dos municípios que envolvem temas como mobilidade urbana.
Brasil
O Brasil montou seu pavilhão no distrito da sustentabilidade. A estrutura brasileira promete aos visitantes uma imersão em visões, sons e cheiros do país. Entre suas atrações está uma lâmina d’água, representando rios e lagos do país, por onde as pessoas poderão caminhar.
A ideia é também aproveitar a feira como uma oportunidade de geração de negócios para empresas brasileiras, já que se espera que a maioria dos visitantes seja de árabes, chineses e indianos, imensos mercados para os produtos e serviços nacionais.
Segundo a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o país aposta na exposição como uma vitrine para “reposicionar” sua imagem perante a comunidade internacional e superar a crise econômica depois de meses de pandemia.