Menu
Sexta, 22 de novembro de 2024

O arroz teve uma queda no consumo por conta do aumento nos preços

O grão é o terceiro cultivado no Brasil

05 de abr 2021 - 10h:42 Créditos: Roberta Ferreira
Crédito: Divulgação

O arroz passou por uma queda de consumo nos últimos tempos, por conta do seu alto preço.  

Com um território que chega a 1,7 milhão de hectares no Brasil, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o arroz é o terceiro cereal mais cultivado no país, perdendo para a soja e para o milho.

Na esfera global, o Brasil é o novo maior produtor do grão, ficando atrás apenas dos países asiáticos.  

Na região, o ranking é liderado pela China, com uma produção anual estimada em 211 milhões de toneladas, enquanto a do Brasil é de quase 11 milhões.

No país, há também a maior área de arroz orgânico da América Latina, que fica em assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).  

Apesar do dado, essa produção anual ainda é pequena no Brasil, estimada em 12 mil toneladas em 2021, um número quase mil vezes menor do que a do arroz tradicional.

Em 2020, com a pandemia, o Brasil exportou 26% a mais do que o ano anterior. Mesmo assim, esse volume não passou de 10% do que foi colhido, apesar de na época, parte da população ter receio de que o país sofresse um desabastecimento por causa da alta dos embarques.

Os estados brasileiros que mais contribuem com estes números são Rio Grande do Sul e Santa Catarina, correspondentes a 70% e 10% de toda a produção, aponta a Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz).


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias