Menu
Domingo, 22 de dezembro de 2024

Deputados Federais trocam de partido em busca de reeleição

Em MS, cinco deputados estão em novos partidos.

05 de abr 2022 - 14h:48 Créditos: Linckon Lopes
Crédito: Reprodução

Na última sexta-feira (1º) a janela partidária foi encerrada e 122 Deputados Federais trocaram de partido para concorrer a eleições de 2022. Em MS, cinco deputados estão em novos partidos.

O motivo pelo qual houveram tantas trocas, foi devido a filiação de Bolsonaro ao Partido Liberal (PL). O Partido Social Liberal (PSL) antigo partido do presidente atual se difundiu ao Democratas (DEM) dando origem ao União Brasil (UB).

Os outros três deputados do MS, sendo eles. Beto Pereira (PSDB), Vander Loubet (PT), e Fábio Trad (PSB) permanecem na mesma legenda os quais foram eleitos em 2018.

A nova  legenda, saíram três deputados que escolheram o Centrão, sendo base fundamental ao Governo de Jair Bolsonaro.  Loester Trutis se filiou ao PL, já Dr Luiz Ovando e Tereza Cristina se filiaram ao Progressistas (PP).

Ovando e Trutis irão tentar reeleição, já por sua vez a ex-ministra Tereza Cristina tentará uma cadeira no Senado Federal.

A pré candidata ao Governo de Mato Grosso do Sul, Rose Modesto também deixou seu partido PSDB, e entrou para União Brasil. 

Dagoberto Nogueira era presidente estadual do PDT, entregou seu partido e se filiou ao PSDB, onde tentará sua reeleição.


Partidos Políticos

Concluída o período de mudanças, o PL foi o partido que mais cresceu e se tornou a maior bancada da Câmara, com 75 deputados no momento. Grande parte dos novos deputados do PL veio do União Brasil, partido criado com a fusão do PSL e DEM. 

Antes da janela partidária, o União contava com 81 deputados, mas agora está com 47, atrás do PT (com 56) e PP (49). Outros partidos que cresceram foram o PSD, atualmente com 45 deputados, e o Republicanos, com 44.

Desde o início da legislatura até o momento, 132 deputados trocaram de partido. O número é menor em comparação com a legislatura passada, quando 162 deputados mudaram de sigla no mesmo intervalo de tempo (entre 1º de fevereiro de 2015 e 5 de abril de 2018).

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias