
Um grupo de empregados da Telecomunicações de Mato de Mato Grosso - Telemat, depois Telems, reuniu-se no dia 01 de marco de 1982, no recinto da empresa que se situava na Rua Carmelindo Ermelindo da Silva,705 sob a liderança do engenheiro Mário Bernardo Guimarães (in memoriam).
Presentes os empregados Luiz Antonio Alves da Cunha, Cláudio Garcia, Edivaldo da Silva, William de Campos Pinto, Anadir Rute dos Santos, Cícero Ramos Peralta, Alda Maria Fernandes Saldanha e este articulista.
A finalidade foi a Fundação do Clube 05 de maio de Dourados. Tivemos o apoio irrestrito do gerente da Regional Roberto Adão de Morais. A Ata de fundação foi lavrada, escolhido por aclamação como Presidente Cícero Ramos Peralta.
No dia 01/08/1987 foi requerido junto à Receita Federal o CNPJ para se dar o andamento ao processo. Elaborei o primeiro Estatuto que foi registrado no Cartório de Títulos e Documentos. No ano de 1989 o prefeito Antonio Genelhu Braz Melo encaminhou para Câmara de Vereadores de Dourados um projeto de doação de 10.000 m2 (dez mil metros quadrados) entre a Rua Mozart Calheiros e Manoel Cançado Lopes, na divisa com o Conjunto Izidro Pedroso. Ali com o apoio dos demais empregados foi construído um prédio para festa, um campo de futebol e um parquinho para lazer das crianças. Era descontado na folha de pagamento da empresa mensalmente dos sócios um valor para sua manutenção, depois depositados na conta do clube. Uma relação dos contribuintes está nos arquivos do clube.
A empresa foi privatizada, mas os seus sócios ali relacionados que são cerca de 80, contribuintes são ainda os legítimos herdeiros e seus descendentes do espólio após a privatização.
Hoje o clube é administrado por um grupo de ex empregados que tentam mantê-lo em pé apesar das dificuldades do dia dia.
Vide foto dos fundadores e do Clube que está à espera de clientes para locação do espaço.
Parabéns a todos os colegas empregados que trabalharam no serviço de telecomunicações. O Sistema Telebrás foi privatizado e vendido em leilão no dia 29 de julho de 1.998.
Dourados-MS, 05 de maio de 2023.
José Tibiriçá Martins Ferreira, advogado e produtor rural na Picadinha.



