Menu
Terça, 18 de novembro de 2025

O Brasil é o maior produtor de maracujá

.

05 de jul 2021 - 10h:05 Créditos: Roberta Ferreira
Crédito: Divulgação

O maracujá não é só aquele que a gente encontra no supermercado: existe uma ampla variedade de frutos e flores. Apenas no Brasil são 150 espécies nativas; no mundo todo, mais de 500.

Apesar de o país ser o que mais produz maracujá no mundo, quase tudo o que é cultivado aqui é consumido pelos próprios brasileiros, com as exportações em torno de apenas 1% da produção, de acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Mandioca e Fruticultura.

O maracujá é plantado majoritariamente pela agricultura familiar e pode dar frutos o ano inteiro, proporcionando uma renda regular aos produtores.

Também se trata de uma fruta que gera empregabilidade, por precisar de mão de obra para poda e para a polinização, que deve acontecer manualmente.

Conhecida pelo seu efeito calmante, a fruta possui diversos nutrientes que ajudam no organismo, por exemplo, controlar a pressão alta.  


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias