Menu
Quinta, 28 de março de 2024

Bolsa Atleta e Bolsa Técnico: Governo renova benefícios; investimento será de R$4,2 milhões no ano

O programa recebeu 980 inscrições, que passaram por processo seletivo e resultaram em 384 selecionados para receber o benefício.

05 de ago 2022 - 08h:45 Créditos: Correio do Estado
Crédito: Correio do Estado

Foi realizada ontem quinta-feira (4) a Cerimônia de Assinatura do Termo de Adesão aos Programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico 2022-2023, uma realização do Governo do Estado através da Fundesporte.

O programa recebeu 980 inscrições, que passaram por processo seletivo e resultaram em 384 selecionados para receber o benefício. Mais de R$4,2 milhões serão investidos no período de contrato, referente a 1 ano.

O Professor Mestre Domingos Sávio deu início à cerimônia ressaltando o sucesso do trabalho, realizado desde 2015, que deu origem a novas categorias de Bolsa.

“Quando nós assumimos só tinham duas categorias: estudantil e nacional (...) nós criamos mais oito categorias, além dessas oito, duas novas, que até então eram inéditas no Brasil, que é o Bolsa Técnico (níveis 1 e 2)”, pontuou.

O Bolsa Técnico oferece auxílio mensal para os treinadores dos atletas beneficiados. Para José Geilson, técnico de natação, o benefício valoriza o profissional, oferece segurança e permite que o treinador viaje com sua equipe para competições.

“Eu e muitos dos meus companheiros tivemos atletas em seleções brasileiras, nós não estivemos na comissão técnica, não tivemos condições financeiras, recursos próprios para acompanhar esse atleta nessa grande competição, nesse grande sonho. E hoje, com este Bolsa Técnico, eu tenho certeza que, bem planejado, eu tenho condições de estar em qualquer competição no mundo. A palavra que me vem é valorização. Depois de 36 anos formando atletas do estado me sinto muito valorizado, e muito mais motivado para continuar essa missão”, afirmou. 

Larissa Barros de Oliveira, judoca paralímpica que recentemente conquistou o  2º lugar da Gymnasiade, maior competição escolar do mundo, realizada na França, é uma das beneficiadas do programa.

Larissa recebeu destaque no evento e, em seu discurso, reforçou a importância do incentivo financeiro para manter o alto nível de rendimento no esporte.

“Todos sabem que nós, atletas, temos diversos gastos, com equipamentos de treino, alimentação regrada… Este incentivo que nos é proporcionado desde 2015 vem contribuindo muito com estes gastos”, pontuou.

A atleta também deixou um recado para todos os companheiros que estão lutando para realizar seus sonhos.

“Gostaria de deixar um incentivo para todos os atletas que um dia pensaram, ou pensam, em desistir da carreira: nunca desista dos seus sonhos, pois o esporte abre muitas portas. Tem uma frase que me marca muito, que diz assim: ‘o jovem que conhece o esporte não conhece o lado obscuro da vida’”, concluiu.

Silvio Lobo, Diretor Presidente da Fundesporte, relembrou o início do projeto, a preocupação com políticas públicas que conectam as pessoas com o esporte e celebrou a parceria com o Governo do Estado.

“500 eventos (ao ano) são apoiados pelo Governo do Estado. Hoje, são 75 municípios que recebem o programa. Hoje, temos mais de 30 mil alunos fazendo iniciação de treinamento desportivo, 742 professores contratados, em 340 escolas estaduais”, pontuou.

O governador, Reinaldo Azambuja, falou sobre a importância da construção de um programa sólido, que dure além de seu governo.

“O que nós construímos no esporte é algo sólido, tem planejamento, tem organização, tem apoio em todas as federações, todas as modalidades, muitos eventos esportivos espalhados por todos os 79 municípios. Você perpetuar um apoio financeiro para estimular a prática desportiva desde o atleta iniciante, o bolsista iniciante, o técnico iniciante, ao medalhista, isso estimula você a permanecer na atividade esportiva”, afirmou.

Azambuja também mencionou o crescimento do projeto, o aumento no número de atletas e modalidades beneficiadas.

“No começo (o projeto estava) com sessenta bolsistas, hoje nós fomos signatários de 384 bolsistas, atletas e técnicos de N modalidades, que recebem um valor financeiro mensalmente”, concluiu.

Os documentos assinados hoje tem duração de 12 meses, e o valor do bolsista é pago no mesmo dia em que os servidores recebem salários.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias