Menu
Segunda, 19 de outubro de 2020

Mulheres no mercado de trabalho é menor por creches estarem fechadas

Esta participação é menor desde os anos 90

05 de Set 2020 - 10h:14 Créditos: Roberta Ferreira
Crédito: Divulgação

Milhares de mães precisam trabalhar, pois muitos dependem delas, porém muitas precisaram pedir demissão por conta das creches estarem fechadas por causa da pandemia do coronavírus.  

Muitas mães estão tentando outra alternativa que é de trabalhar em casa, assim podem cuidar das crianças.

Muitas donas do lar se escreveram no auxílio emergencial e elas estão recebendo R$ 1.200, porém este valor irá diminuir.  

A taxa de participação de mulheres com filhos de até 10 anos no mercado de trabalho caiu de 58,3% no segundo trimestre de 2019 para 50,6% no mesmo período deste ano.

A participação média de mulheres no mercado de trabalho, por sua vez, ficou em 46,3% entre abril e junho de 2020. Essa taxa representa o percentual de mulheres que estão trabalhando ou procurando emprego, dividido pela participação total de profissionais no mercado com 14 anos ou mais.

“Foi um salto para trás na história do mercado de trabalho. O último resultado abaixo de 50% foi registrado em 1990”, calculou Marcos Hecksher, pesquisador do instituto.

Com isto a produção é menor também. "É uma situação inédita. Muitas dessas mulheres terão dificuldade para voltar ao mercado de trabalho porque o cenário será geração de postos mais lenta do que busca por vagas", analisou.


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias