O Dia do Irmão é comemorado anualmente em 5 de setembro.
Quando se fala de irmão, podemos nos referir tanto aos irmãos de sangue ou irmãos adotivos, como a grandes amigos que consideramos pessoas da nossa família.
No contexto religioso, o sentido da palavra "irmão" está ligada ao "próximo". Na doutrina divina, os nossos "próximos" são "filhos" de um mesmo Pai: Deus.
Assim, o Dia do Irmão serve para incentivar as pessoas a repensarem as atitudes perante os outros seres humanos, sendo mais humildes, companheiras e gentis.
Por que 5 de setembro é o dia dos irmãos?
No Brasil, o dia do irmão é tradicionalmente celebrado em 5 de setembro. No entanto, não há um registro que oficialize a data no país.
O dia surgiu por iniciativa da Igreja Católica, que homenageia o aniversário de morte da missionária Madre Teresa de Calcutá, desde 2007 - data que completou 10 anos do seu falecimento. Madre Teresa faleceu no dia 5 de setembro de 1997.
O dia do irmão é uma data também bastante celebrada na Índia (durante o mês de agosto). Lá, os hindus fazem um ritual de oferenda entre irmãos e irmãs de uma família, simbolizando a união e proteção entre eles.
O Dia dos Irmãos é comemorado no Brasil na data da morte de Madre Teresa de Calcutá (5 de setembro), porém com um significado mais direcionado para homenagear os irmãos de laços familiares, como acontece na Índia.