Na manhã da última sexta-feira (2), o Governo do Estado e a Sanesul entregaram para a população de Dourados obras de saneamento que são importantes para toda a cidade.
O recurso de R$ 121,2 milhões foi integralmente aplicado na ampliação dos serviços de abastecimento de água e de coleta e tratamento do esgoto doméstico.
A Sanesul concluiu uma grande etapa do complexo de obras que tem por objetivo universalizar o esgotamento sanitário no município. E, embora a cidade já tenha o sistema de abastecimento de água universalizada, também foram feitas melhorias necessárias para que novas áreas sejam atendidas nos próximos anos, com a expansão de novos empreendimentos e bairros.
O governador Reinaldo Azambuja acompanhou a inauguração e falou sobre os investimentos.
“Aqui em Dourados, estamos entregando mais qualidade de vida para toda a população, ampliando a cobertura de coleta e tratamento de esgoto, e garantindo o fornecimento de água tratada para todos. Esses e outros investimentos que estão em captação vão transformar o saneamento. Isso é importante para a saúde e para o desenvolvimento da cidade”, comentou o governador do MS – Reinaldo Azambuja.
O diretor presidente da Sanesul também se lembrou da meta de captação de recursos para todas as 128 localidades em operação.
"Dourados é uma cidade em constante desenvolvimento e as obras por aqui nunca param. Hoje concluímos uma etapa e outras novas virão. Estamos sempre observando e melhorando a capacidade de produção de água com novos poços e reservatórios para manter a universalização do fornecimento de água para toda a população. O próximo passo, é a universalização do esgotamento sanitário", comentou o Diretor Presidente da Sanesul Walter B. Carneiro Jr.
Novos investimentos estão em andamento e com a chegada da Parceria Público-Privada, o objetivo é que todas as cidades de Mato Grosso do Sul tenham 100% de cobertura de esgoto.
"Construímos uma PPP (Parceria Público-Privada) de saneamento que vai fazer do MS o primeiro Estado do País a universalizar a coleta e o tratamento do esgoto nas nossas cidades", destacou o diretor.
As novas obras ampliam para 83% a cobertura de coleta e tratamento de esgoto em Dourados.
Também estiveram presentes no evento, a prefeita da cidade, Délia Razuk; o vice-governador e secretário estadual de Infraestrutura, Murilo Zauith; os deputados Beto Pereira (federal) e Zé Teixeira (estadual); e os secretários estaduais Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica), Geraldo Resende (Saúde) e Luís Beto Martins (adjunto da Infraestrutura).