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Segunda, 09 de junho de 2025

Queixas feitas pela internet tem aumentado nos últimos meses

Em 2020 aumentaram mais de 200%

05 de nov 2020 - 13h:38 Créditos: Roberta Ferreira
Crédito: Divulgação

Queixas por compras online têm aumentado e muito nessa quarentena. Este ano foram mais de 130 mil reclamações.  Em comparação com o ano passado, que foram aproximadamente 30 mil.  

O secretário de Defesa do Consumidor, de São Paulo, Fernando Capez. Ressalta a que a consciência dos consumidores sobre seus direitos, e consequentes queixas, se deve em grande parte à criação do código e, ainda, ao aparecimento do novo coronavírus.

“Claro que os fornecedores não estavam preparados, diante da pandemia, para fazer todas as entregas, mediante a explosão de solicitações. Mas acredito que esse crescimento se deve em razão pontual de um fator extraordinário, imprevisível e irresistível, que foi esse vírus”, revelou.

“Uma consequência do código foi à paulatina, crescente convicção e consciência do consumidor da necessidade de defender os seus direitos. De não se conformar com uma questão errada, com um contrato padrão, com um produto que ele compra pela internet, que chega e não é aquilo que ele queria. O consumidor percebeu que reclamando, e defendendo os seus direitos, ele tinha grande chance de ser atendido”, acrescentou.

A maioria das queixas está relacionada com o comércio de bens eletrônicos e eletrodomésticos, vestuário, calçado e brinquedos; enquanto as denúncias mais frequentes são feitas no âmbito das dificuldades na contratação, na entrega dos bens e na segurança dos meios de pagamento.


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