A Editora Javali vai promover, entre o sábado (7) e o dia 20 deste mês, eventos de lançamento da segunda edição impressa do primeiro Dicionário Kaiowá-Português (com 760 páginas), um projeto que faz o inventário de mais de 6 mil verbetes, além de notas culturais e linguísticas.
Organizada pele professora Dra. Graciela Chamorro (da UFGD), que se dedica à sua realização há mais de duas décadas, a obra lança luz sobre a visão de mundo dos povos Kaiowá, sua cultura, imaginação e pensamento, e foi construída a partir de pesquisas e esforços de pesquisadores e pessoas indígenas e não indígenas.
O lançamento, em evento presencial, ocorre neste sábado, às 19 horas, no espaço Casulo Espaço de Cultura e Arte, e durante transmissão virtual no canal da Javali no YouTube, no dia 20 de dezembro, às 18 horas.
Na segunda-feira (9), a partir das 14 horas, Chamorro vai ministrar a palestra pública “O Dicionário Kaiowá-Português”, na Faculdade Intercultural Indígena (FAIND), no Campus da UFGD em Dourados.
Nascida no Paraguai, Graciela Chamorro tem como língua materna o guarani e paterna o espanhol. Vivendo no Brasil desde 1977, iniciou interação com as comunidades Kaiowá e Guarani em 1983, quando chegou a Dourados. As pesquisas acadêmicas, pessoais e artísticas dela, têm especial interesse nos povos e línguas indígenas, em especial os Kaiowá. Em 2017, após o contato da professora com Assis Benevenuto, fundador e editor da Javali, uma editora especializada em obras de teatro e cinema, surgiu a ideia de transformar a pesquisa em um livro concreto.