A remoção da prótese de silicone de maneira definitiva é possível, desde que seja retirado o excesso de pele e que a região seja remodelada.
A cirurgia, conhecida como explante de silicone, leva à flacidez dos seios, principalmente em próteses muito volumosas, devido ao estiramento da pele.
Isso acontece porque o tecido cutâneo estava esticado e firme com a prótese. Com a retirada é comum ficar uma sobra de pele e as mamas ficarem mais caídas e flácidas.
O principal motivo que leva à retirada da prótese de silicone é o descontentamento feminino com o tamanho das mamas. Muitas querem substituir a prótese por um tamanho menor.
A tendência mundial são as próteses mamárias de tamanho médio, adequado ao biotipo da pessoa.
Portanto é muito importante, o cirurgião plástico sempre orientar a paciente sobre a prótese proporcional a estrutura corporal, a fim de surtir um efeito mais natural, com equilíbrio e harmonia estética.
Não é recomendado o implante de prótese muito volumosa, prevendo o explante no futuro, além de levar a dores na coluna, problemas de postura, extensão de pele que pode causar ruptura das fibras e estrias.
Tudo que é exagerado não combina com equilíbrio e beleza e pode gerar arrependimento.