
Na manhã desta quinta-feira (6) foi deflagrada em Ponta Porã, cidade localizada no Mato Grosso do Sul, na fronteira com o Paraguai a operação “La Catedral”, comandada pelo Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado), ação prendeu ao menos cinco policiais penais, suspeitos de corrupção.
Conforme informações da polícia, os servidores públicos, foram afastados de suas funções após ordem judicial solicitada pelo Dracco. A operação também cumpriu mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados e na Unidade Penal Ricardo Brandão, localizada na Rua Baltazar Saldanha.
Durante as investigações preliminares a equipe descobriu a existência de um grupo criminoso constituído por policiais penais, que realizavam diversos atos ilícitos, dentre eles: concussão (vantagem para si ou para terceiros), corrupção passiva, favorecimento muitos outros.

As ações contaram com apoio de policiais da 1ª e 2ª delegacias do município, além da Corregedoria da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário do Estado de Mato Grosso do Sul), que resultaram na apreensão de grande quantidade de bebidas dentro da unidade prisional, celulares, drogas e dinheiro.
Em sua totalidade são apurados aproximadamente 19 crimes cometidos pelos agentes alvos das investigações. Propina para trocar de cela, facilitar entrada de aparelhos celulares são um dos atos cometidos pelos suspeitos que não tiveram o nome divulgado.