Menu
Quinta, 21 de novembro de 2024

6 de janeiro — Entenda porque o Dia de Reis é a data escolhida para desmontar a árvore de Natal

Segundo a tradição católica, a data encerra o ciclo natalino e por isso é considerada o dia de desmontar a árvore de Natal.

06 de jan 2024 - 12h:15 Créditos: g1
Crédito: Pexels/Julia Volk

Enquanto as comemorações de fim de ano são época de enfeitar a casa para o Natal, o Dia de Reis, celebrado neste sábado, 6 de janeiro, marca o momento de desmontar da árvore natalina ao presépio.

Segundo a tradição católica, a data encerra o ciclo natalino e por isso é considerada o dia de desmontar a árvore de Natal.

Os Reis Magos estão ligados à história bíblica de Jesus, nascido na cidade de Belém no primeiro século da era cristã. Vindos do Oriente, guiados pela Estrela de Belém, para adorar o menino Jesus, que havia nascido dias antes, os magos ofereceram presentes ao recém-nascido. Gaspar levou incenso, Belchior entregou ouro e Baltazar, mirra, uma espécie de resina.

O dia também encerra os festejos natalinos litúrgicos e vem daí, então, a tradição cristã de se retirar a decoração em 6 de janeiro, quando é comemorado o Dia de Reis.

O que a data significa?

Na Bíblia, o Dia de Reis aparece no Evangelho de São Mateus (Mt 2 1-12), conforme o trecho abaixo:

"Depois que Jesus nasceu em Belém da Judeia, nos dias do rei Herodes, magos vindos do Oriente chegaram a Jerusalém e perguntaram: 'Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo'. Quando o rei Herodes ouviu isso, ficou perturbado, e com ele toda a Jerusalém. Tendo reunido todos os chefes dos sacerdotes do povo e os mestres da lei, perguntou-lhes onde deveria nascer o Cristo".

"E eles responderam: 'Em Belém da Judéia; pois assim escreveu o profeta: 'Mas tu, Belém, da terra de Judá, de forma alguma és a menor entre as principais cidades de Judá; pois de ti virá o líder que, como pastor, conduzirá Israel, o meu povo'. Então Herodes chamou os magos secretamente e informou-se com eles a respeito do tempo exato em que a estrela tinha aparecido".

"Enviou-os a Belém e disse: 'Vão informar-se com exatidão sobre o menino. Logo que o encontrarem, avisem-me, para que eu também vá adorá-lo'. Depois de ouvirem o rei, eles seguiram o seu caminho, e a estrela que tinham visto no Oriente foi adiante deles, até que finalmente parou sobre o lugar onde estava o menino. Quando tornaram a ver a estrela, encheram-se de júbilo. Ao entrarem na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram. Então abriram os seus tesouros e lhe deram presentes: ouro, incenso e mirra. E, tendo sido advertidos em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram a sua terra por outro caminho".

Tradição do Dia de Reis

A tradição relata que o menino Jesus foi visitado por três reis magos, chamados Melquior, Gaspar e Baltazar. Até o ano 474 os restos mortais deles estiveram sepultados em Constantinopla (atual Istambul), e então foram trasladados para a catedral de Milão, na Itália. Em 1164, foram transferidas para a cidade de Colônia, na Alemanha, onde foi erguida a catedral dos Reis Magos, que os guarda até hoje.

Além da visita, os reis magos levaram presentes para o menino Jesus, sendo ouro, incenso e mirra. Cada um deles tem um significado, conforme explica um texto publicado no site da Arquidiocese de São Paulo.

  • Ouro: realeza de Jesus
  • Incenso: essência divina
  • Mirra: essência humana

É por causa da entrega desses itens ao menino Jesus que alguns países, como Portugal, Espanha e Itália, fazem a troca de presentes entre familiares no dia 6 de janeiro, em vez de 25 de dezembro.

O termo "mago" vem do antigo idioma persa e ajuda a identificar o local de origem deles. O temo "rei", por sua vez, é um dos sinônimos daquela palavra, também usada para nomear os sábios discípulos que cultuavam um só Deus. Portanto, os reis magos não eram astrólogos nem bruxos.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias