
Autoridades de trânsito iniciam nesta segunda-feira (6) a Campanha Vida no Trânsito “Volta às aulas fevereiro 2023”. A ação tem o objetivo de conscientizar a comunidade escolar, familiares e responsáveis pelos alunos de escolas particulares e rede municipal, sobre a importância de um trânsito seguro, pois o retorno das aulas promove aumento considerável do fluxo de veículos nas vias próximas às unidades de ensino.
Participam da campanha, o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) em parceria com a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Guarda Civil Metropolitana (GCM) e Batalhão de Polícia Militar de Trânsito (BPTran), em Campo Grande.
O intuito é fiscalizar e orientar aos pais e responsáveis para que deixem seus filhos com segurança nas escolas, segundo a Gerente de Educação para o Trânsito, Ivanise Rotta. Ainda disse que a formação de filas duplas é a infração mais cometida nesse período do ano. “A formação de filas duplas na porta das escolas causam tumultos e até acidentes de trânsito”, declara.
Em 2022, foram registradas mais de 1.300 autuações por embarque e desembarque em fila dupla. A medida é considerada uma infração de natureza média e pode gerar uma multa no valor de R$ 195,23.
Ivanise alerta para algumas práticas que podem ser adotadas “se não houver vaga, procure em quadras mais próximas, estacione, desça do veículo e deixe seu filho em segurança na escola. Programe-se em horários alternados para que não haja congestionamentos”.
A estudante de odontologia, Janaína Pimenta, comenta que atualmente na escola que a filha estuda, é mais tranquilo, mas na escola anterior, sempre estacionava a uma quadra de distância da escola. “Eu acho péssimo quem para em fila dupla”, ressalta.
Além da abordagem educativa, ao longo de todo o ano, os agentes de trânsito fazem rondas de fiscalização em horários de entrada e saída das escolas para evitar esse tipo de transtorno.
O cronograma elaborado pela Agetran, inclui ações de fiscalização, e também de abordagem educativa em escolas públicas e particulares de Campo Grande. Serão realizadas duas ações diárias em diferentes regiões de Campo Grande até o dia 16 de fevereiro.
Confira o cronograma das abordagens:
Segunda-feira (06/02): 06h45 e 11h10 Colégio Vida Feliz;
Terça-feira (07/02): 06h45 e 10h45 Colégio Tom da Vida;
Quarta-feira (08/02): 07h10 e 15h40 Escola Municipal Professora Iracema Maria Vicente;
Quinta-feira (09/02): 06h45 e 10h45 Escola Municipal Nazira Anache;
Sexta-feira (10/02): 06h45 e 10h45 Escola Municipal Advogado Demosthenes Martins
Dourados
Em Dourados a “operação” volta às aulas foi iniciada na última quinta-feira (02) com abordagem aos motoristas para reforçar a necessidade de redobrar a atenção no trânsito em horários de entrada e saída de alunos nas unidades escolares.
Além de orientar os pais a não pararem em fila dupla, os agentes auxiliaram os alunos a atravessarem com segurança na faixa de pedestre;
As ações educativas e de organização do trânsito próximas às escolas serão realizadas durante todo o mês. As ações são desenvolvidas pelo Detran, Agetran e a Guarda Municipal.