Menu
Quinta, 04 de junho de 2020

UFGD abre inscrições para programas de bolsa de Iniciação Científica

São três programas voltados a estudantes de graduação e um destinado a alunos do Ensino Médio

06 de Mar 2020 - 10h:41 Créditos: Da redação
Crédito: Divulgação

A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), por meio da Coordenadoria de Pesquisa, órgão integrante da Pró-reitoria de Ensino de Pós-graduação e Pesquisa (COPQ/PROPP), está com inscrições abertas para o Processo Seletivo de Iniciação Científica CNPq/UFGD 2020–2021. São quatro modalidades de programas de bolsa, sendo uma delas voltada a estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e três direcionadas para alunos do Ensino Superior.

A Iniciação Científica tem como objetivo contribuir com a formação dos estudantes, visando despertar a vocação científica e incentivar potenciais talentos na área da pesquisa acadêmica. Para a instituição, configura um instrumento de formulação de políticas de iniciação à pesquisa, estimulando o aumento da articulação entre a graduação e a pós-graduação e contribuindo para a formação de recursos humanos para a área.

Todos os bolsistas são orientados por pesquisadores – coordenadores ou membros de equipes – cujos projetos de pesquisa encontram-se devidamente cadastrados na Pró-reitoria de Ensino de Pesquisa e Pós-graduação da UFGD. Eles são estimulados a envolver os alunos nas atividades científicas e tecnológicas, proporcionando a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, o pensamento em ciência e a criatividade oriunda do confronto direto com as questões apresentadas pela rotina acadêmica.

Os editais para as quatro modalidades de programa estão disponíveis em: https://portal.ufgd.edu.br/editais/iniciacao-cientifica-propp. E os documentos que necessitam ser baixados para a inscrição estão na página a seguir: https://portal.ufgd.edu.br/secao/iniciacao-cientifica-propp/documentos-baixar.

Para estudantes do Ensino Superior

As inscrições para os três programas vão até 6 de abril e devem ser feitas exclusivamente pela plataforma SIGPROJ/MEC ( http://sigproj.ufrj.br/index.php ). São eles: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) – este voltado apenas para alunos matriculados em cursos de graduação da UFGD –, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-AF) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), ambos destinados a estudantes de qualquer instituição de ensino superior, pública ou privada.

Os planos de trabalho dos alunos devem ser submetidos às unidades acadêmicas no prazo e de acordo com os procedimentos fixados por cada uma delas, sob pena de não homologação da inscrição.

Os orientadores precisam ser coordenadores ou membros da equipe de um projeto de pesquisa cadastrado na COPQ/PROPP e que tenha vigência pelo menos até 31 de julho de 2021. Caso contrário, precisarão prorrogá-los ou, então, cadastrar um novo projeto de pesquisa durante o prazo de inscrição previsto nos editais de abertura.

Os bolsistas precisarão dedicar 12 horas semanais às atividades da Iniciação Científica e não podem ter vínculo empregatício ou em outras bolsas (exceto as assistenciais ou de curta duração). A vigência dos programas vai de 1º de agosto de 2020 a 31 de julho de 2021.

Para estudantes do Ensino Médio

As inscrições vão até o dia 30 de abril e devem ser feitas mediante envio de documentos para o e-mail inic@ufgd.edu.br, ou pessoalmente, na Coordenadoria de Pesquisa da UFGD: rua João Rosa Góes, 1761, vila Progresso, no período de segunda a sexta-feira, das 7 às 19h.

Podem se inscrever estudantes matriculados no Ensino Médio regular ou técnico de escolas públicas, com frequência escolar igual ou superior a 80%. Os selecionados deverão cumprir oito horas semanais de atividades relacionadas à Iniciação Científica e não poderão ter vínculo de trabalho ou receber bolsas de outras instituições.

Na ficha de inscrição, os alunos indicarão três áreas de interesse, em ordem de preferência. A COPQ tentará designá-lo para pesquisadores da primeira área marcada e, em caso de impossibilidade, será direcionado para algum dos outros campos apontados.

Serviço

Em caso de dúvidas sobre qualquer um dos quatro programas, os pedidos de esclarecimentos devem ser enviados para: inic@ufgd.edu.br.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias