Menu
Quinta, 31 de julho de 2025

O Programa Municipal de Cirurgias Eletivas de Dourados foi anunciado na manhã dessa segunda-feira (6)

O lançamento foi feito na Secretaria Municipal de Saúde

06 de mar 2023 - 11h:03 Créditos: Redação O Vigilante
Crédito: Carlos Alberto/O Vigilante

Na manhã desta segunda-feira (6) na  SEMS (Secretaria Municipal de Saúde), houve o lançamento oficial do Programa Municipal de Cirurgias Eletivas, anunciado pelo secretário de Saúde Waldno Lucena e o prefeito Alan Guedes, que tem como finalidade realizar cirurgias de grandes eixos na segunda maior cidade do estado.

Em fala do prefeito Alan Guedes, foi dito que o programa veio de uma carestia de cirurgias que Dourados estava passando. 

Esse Programa Municipal de Cirurgias Eletivas vem de uma necessidade que nós temos muito grande de cirurgias de catarata,obstétricas e de vesícula,basicamente são esses três grandes eixos - Alan Guedes

Prefeito Alan Guedes e o secretário de saúde Waldno Lucena em pronunciamento realizado na SEMS na manhã dessa segunda (8) (Carlos Alberto/O Vigilante)

O primeiro procedimento foi realizada nesta última quinta-feira (2) utilizando recursos próprios do programa e a expectativa é que essa fila seja zerada em até 20 meses. Primeiramente serão realizados procedimentos para tratar cataratas,porém futuramente será expandido para as cirurgias de vesícula e ginecológicas.

Segundo o secretário de Saúde, Waldno Lucena, esse programa foi viabilizado com a ampliação do convênio já existente entre o município e a Funpema (Fundação Cardiogeriátrica), firmado com recursos exclusivamente financiados pela Prefeitura de Dourados.

No evento realizado na SEMS,além do secretário de saúde Waldno Lucena e do prefeito Alan Gudes, estiveram presentes os vereadores Cemar Arnal, Marcelo Mourão, Daniel Júnior, Diogo Castilho e o Maurício Neves.


Prefeito Alan Guedes na manhã dessa segunda após o pronunciamento (Carlos Alberto/O Vigilante)
Vereadores Marcelo Mourão e Cemar Arnal também estiveram presentes no lançamento do programa (Carlos Alberto/O Vigilante)

O que é a catarata?

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), a catarata é um problema crônico e é responsável por 51% dos casos de cegueira no planeta. A condição costuma estar relacionada ao envelhecimento, mas também pode ocorrer em diversas outras faixas etárias, inclusive recém-nascidos.

Com casos frequentes, não é raro conhecer alguém que esteja sofrendo com a doença e que esteja em busca de tratamento. Para esses, os benefícios da cirurgia, quando indicada pelo oftalmologista, são muitos, aumentando, inclusive, a expectativa de vida do paciente. 

Durante a cirurgia de catarata, sua lente natural turva é removida e substituída por uma lente artificial transparente, também conhecida como lente intraocular. Em comparação com outras cirurgias oculares, o tempo de recuperação da cirurgia de catarata é relativamente rápido. Embora cada pessoa se cure de maneira diferente, muitos pacientes relatam uma visão drasticamente melhor nas primeiras 24 horas do procedimento.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias