
Na manhã desta segunda-feira (6) na SEMS (Secretaria Municipal de Saúde), houve o lançamento oficial do Programa Municipal de Cirurgias Eletivas, anunciado pelo secretário de Saúde Waldno Lucena e o prefeito Alan Guedes, que tem como finalidade realizar cirurgias de grandes eixos na segunda maior cidade do estado.
Em fala do prefeito Alan Guedes, foi dito que o programa veio de uma carestia de cirurgias que Dourados estava passando.
Esse Programa Municipal de Cirurgias Eletivas vem de uma necessidade que nós temos muito grande de cirurgias de catarata,obstétricas e de vesícula,basicamente são esses três grandes eixos - Alan Guedes

O primeiro procedimento foi realizada nesta última quinta-feira (2) utilizando recursos próprios do programa e a expectativa é que essa fila seja zerada em até 20 meses. Primeiramente serão realizados procedimentos para tratar cataratas,porém futuramente será expandido para as cirurgias de vesícula e ginecológicas.
Segundo o secretário de Saúde, Waldno Lucena, esse programa foi viabilizado com a ampliação do convênio já existente entre o município e a Funpema (Fundação Cardiogeriátrica), firmado com recursos exclusivamente financiados pela Prefeitura de Dourados.
No evento realizado na SEMS,além do secretário de saúde Waldno Lucena e do prefeito Alan Gudes, estiveram presentes os vereadores Cemar Arnal, Marcelo Mourão, Daniel Júnior, Diogo Castilho e o Maurício Neves.


O que é a catarata?
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), a catarata é um problema crônico e é responsável por 51% dos casos de cegueira no planeta. A condição costuma estar relacionada ao envelhecimento, mas também pode ocorrer em diversas outras faixas etárias, inclusive recém-nascidos.
Com casos frequentes, não é raro conhecer alguém que esteja sofrendo com a doença e que esteja em busca de tratamento. Para esses, os benefícios da cirurgia, quando indicada pelo oftalmologista, são muitos, aumentando, inclusive, a expectativa de vida do paciente.
Durante a cirurgia de catarata, sua lente natural turva é removida e substituída por uma lente artificial transparente, também conhecida como lente intraocular. Em comparação com outras cirurgias oculares, o tempo de recuperação da cirurgia de catarata é relativamente rápido. Embora cada pessoa se cure de maneira diferente, muitos pacientes relatam uma visão drasticamente melhor nas primeiras 24 horas do procedimento.