Menu
Sábado, 16 de janeiro de 2021

Desemprego tem alta de 13,3% no Brasil

Estes dados foram contabilizados até junho

06 de Ago 2020 - 10h:40 Créditos: Roberta Ferreira
Crédito: Divulgação

A taxa de pessoas desempregada no Brasil subiu para 13,3%, no trimestre encerrado em junho. Ou seja, 12,8 milhões de brasileiros estão sem emprego. E ano passado o número era de 8,9 milhões.  Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (PNAD Contínua), divulgada nesta quinta-feira (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado representa uma alta de 1,1 ponto percentual na comparação com o trimestre encerrado em março (12,2%) e de 1,3 ponto percentual em relação ao mesmo trimestre de 2019 (12%).

Desde maio de 2017 não tinha tantas pessoas no país sem emprego.  

"A população ocupada (83,3 milhões de pessoas) chegou ao menor nível da série histórica iniciada em 2012, com redução de 9,6% (8,9 milhões de pessoas a menos) em relação ao trimestre anterior e de 10,7% no confronto com o mesmo trimestre de 2019 (10 milhões de pessoas a menos)", informou o IBGE.

De acordo com a analista da pesquisa, Adriana Beringuy, a taxa de desemprego subiu por causa da redução da força de trabalho, que soma as pessoas ocupadas e desocupadas. “Essa taxa é fruto de um percentual de desocupados dentro da força de trabalho. Então como a força de trabalho sofreu uma queda recorde em função da redução no número de ocupados, a taxa cresce percentualmente mesmo diante da estabilidade da população desocupada”, explica.

Segundo o IBGE é considerado desempregado a pessoa que tenha procurado trabalho no último mês.  


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias