Menu
Sexta, 19 de abril de 2024

Quem é a mulher por trás desta farda?

“Lugar de mulher é onde ela idealizar e se capacitar”

06 de ago 2020 - 10h:23 Créditos: Nildo Campos / Linckon Lopes
Crédito: Vinicíus Santana



     “Lugar de mulher é onde ela idealizar e se capacitar”- este é o lema e diretriz de uma das mulheres mais proativa na área de Segurança Pública em Campo Grande/MS. Mesmo sendo esposa, mãe, filha, não abrindo mão dos princípios e pilares familiar, a sargento Betânia Kelly Rodrigues tem se mostrado uma mulher aguerrida na luta pela proteção e direitos, justiça social e inclusão feminina aos diversos segmentos da sociedade. Sargento Betânia, desde muito jovem lutou por seu espaço profissional.  

    Aos 12 anos de idade trabalhou como babá, mais tarde como diarista, balconista e operadora de caixa; ainda que com pouco tempo para os estudos, se formou em Letras pela UFMS, posteriormente se especializando em “Educação em Direitos Humanos” e “Ciências Políticas”. Ingressou como Soldado, promovida a Cabo, sendo a primeira colocada entre os 107 participantes no Curso de Formação de Sargentos – CFS PMMS, e atualmente, é segundo Sargento.  

    Com uma carreira de 17 anos na Polícia Militar de Mato Grosso do Sul é Ativista Conservadora de Direita. De 2005 a 2018 esteve na Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária - SEJUSP, atuou na Assessoria de Assuntos Comunitários, na criação e coordenação dos Conselhos Comunitários de Segurança da Capital e no Interior do Estado, realizando Palestras de Prevenção e Orientações acerca do uso de Drogas nas Escolas e nas Comunidades; é uma das idealizadoras da Corrida anual “Ninguém Segura esta Mulher” homenageando as mulheres da Segurança Pública e a interação com toda sociedade. Sargento Betânia, também foi diretora de Mulheres da ASPRA/MS - Associação de Praças da PM e BM e Coordenadora do Movimento das Mulheres da Segurança Pública do MS.  

   É palestrante sobre Violência Obstétrica e Doméstica; da Inclusão Social de Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais, de Proteção aos Idosos, fomentando assim a criação de mecanismo e leis que aparem os mais vulneráveis. Dona de um currículo invejável e atuação profícua na sociedade pela proteção e fortalecimento familiar, Sargento Betânia agora almeja dar um passo a mais em sua carreira pública em Campo Grande/MS, para fazer mais pelos seus semelhantes. Esta mulher guerreira define-se em uma frase: “Aprendi que ser Mulher é ser Livre, é ser Líder e Senhora do meu destino”. 

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias