Menu
Sexta, 05 de setembro de 2025

Afastamento de Tandara nas Olimpíadas por Ostarina

A substância, que pertence a uma classe de anabolizantes, modula o metabolismo e pode ajudar no ganho de massa muscular.

06 de ago 2021 - 15h:57 Créditos: DAIANE SCHUINDT
Crédito: Imagem Ilustrativa retirada da Web

Tandara Caixeta foi afastada das Olimpíadas e suspensa provisoriamente da seleção feminina de vôlei após ser identificado o uso da substância ostarina em seu exame antidoping. A substância, que pertence a uma classe de anabolizantes, modula o metabolismo e pode ajudar no ganho de massa muscular.

"A Ostarina é uma substância não especificada, proibida em competição e fora de competição. Pertence a classe: S1.2 Agentes Anabolizantes – Outros Agentes Anabolizantes – SARMS da Lista de substâncias e métodos proibidos da AMA-WADA (sigla da Agência Mundial Antidoping)", afirmou a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) em nota.

Segundo a ABCD, a coleta que revelou a presença da substância foi realizada antes da atleta embarcar para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 07 de julho, no Rio de Janeiro.

A ostarina é um medicamento experimental pertencente à classe dos moduladores seletivos de receptor de andrógeno (SARMs, sigla em inglês). Isso significa que a substância é capaz de se ligar às proteínas receptoras de androgênio (um hormônio masculino), causando o crescimento dos músculos.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias