Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo projeta uma queda de 4,8% para as vendas do dia das crianças.
Segundo os dados da pesquisa divulgada nesta terça-feira (6) pela entidade, esta é a primeira retração depois de quatro anos, mas não é a pior já registrada, pois a queda em 2016 foi de 8,1%.
A expectativa é de movimentar este ano R$ 6,2 bilhões. É a terceira data comemorativa que os comércios mais vendem, ficando atrás apenas do natal e dia das mães.
Para o presidente da CNC, José Roberto Tadros, dificuldades enfrentadas no mercado de trabalho, que registra desemprego em alta, aumento da informalidade e subutilização da força de trabalho, prejudicam as vendas deste ano.
“Este é um desafio para o setor não apenas para esta data comemorativa, mas também para as demais que estão por vir. A redução do valor do auxílio emergencial, também deverá dificultar a retomada das vendas, mesmo em um cenário de inflação e juros baixos.”
Os supermercados deverão ter um aumento de R$ 4,4 bilhões, ou seja, uma alta de 3,2%, se comparado com o ano passado.