O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempestades para o estado de Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira (7). O alerta de nível laranja aponta para perigo e vale até o fim da tarde de sábado (8), com chuvas intensas, ventos fortes e queda de granizo.
De acordo com o Inmet, a previsão é de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, com ventos que podem atingir de 60 a 100 km/h. O instituto também destaca o risco de corte de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e alagamentos. O alerta abrange 56 municípios, incluindo a capital Campo Grande.
Em Figueirão, o vento já atingiu 92,9 km/h e em Bela Vista, a chuva acumulada foi de 59,6 mm. Com a tempestade registrada na quarta-feira (6), o novo alerta gerou preocupação na população.
O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) reforça as recomendações de segurança para a população, alertando para os riscos de cortes de energia e danos materiais. A orientação é de que, em caso de ventos fortes, não se abrigue debaixo de árvores devido ao risco de queda e descargas elétricas. Além disso, é recomendado que veículos não sejam estacionados próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Em situações de risco, também é sugerido desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. A Defesa Civil está disponível para mais informações através dos números 199 ou 156, e o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo telefone 193.



