Crédito: Ilustrativa Entre 11 e 21 de novembro de 2025, Belém será a capital simbólica do Brasil durante a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças do Clima (COP 30). A medida foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta terça-feira (4).
A mudança da capital federal de Brasília para Belém vale apenas durante os dias do evento e tem caráter político e simbólico, conforme prevê o artigo 48, inciso VII, da Constituição Federal. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, destacou que a decisão valoriza "o calor humano e o carinho que o povo de Belém está dando na realização da COP".
Durante a conferência, todos os atos e despachos do presidente, ministros e autoridades federais serão registrados como emanados da capital paraense, reforçando o protagonismo da Amazônia na agenda ambiental global e a liderança do Brasil nas negociações climáticas.
Os três Poderes — Executivo, Legislativo e Judiciário — poderão se instalar temporariamente em Belém para conduzir atividades institucionais. O projeto que autorizou a mudança foi proposto pela deputada Duda Salabert (PDT-MG) e aprovado sem resistências no Congresso Nacional.



