Menu
Sexta, 19 de abril de 2024

Argentina detecta 1º caso da ômicron; Rússia registra 2 casos desta variante do coronavírus

A Argentina é o 4º país latino-americano onde foram detectados casos da nova variante. Já a Rússia identificou pela 1ª vez a variante em 2 viajantes que passaram pela África do Sul.

06 de dez 2021 - 15h:38 Créditos: G1
Crédito: Reprodução

A Argentina detectou no domingo (5) o 1º caso da variante ômicron do coronavírus, segundo o Ministério da Saúde do país. Já a Rússia anunciou nesta segunda (6) os dois primeiros pacientes com a variante. Todos os casos foram importados por viajantes que passaram pela África do Sul.

No país sul-americano – o 4º a registrar casos da variante – o passageiro é um morador de 38 anos da província argentina ocidental de San Luís, que chegou em 30 de novembro vindo da África do Sul em um voo que fez escala nos Estados Unidos e tem se isolado desde então.

Na Europa, a agência de saúde pública russa disse que 10 pessoas que retornaram da África do Sul tiveram um resultado positivo em exames para o vírus, mas a nova variante só foi detectada em duas delas.

Caso na Argentina

A Argentina se juntou a Brasil, México e Chile – que identificou no sábado (4) seu primeiro infectado, um viajante que passou pela África do Sul – na lista de países latino-americanos onde foram detectados casos da nova variante.
O paciente envolvido, que foi totalmente vacinado, tinha feito um teste PCR negativo antes da viagem e outro teste de antígeno negativo ao chegar em Buenos Aires, disse o ministério. A pessoa realizou um novo teste após descobrir que colegas em um evento de trabalho na África do Sul haviam testado positivo para a Covid-19.

"O objetivo epidemiológico atualmente é conter e retardar a possível transmissão comunitária de novas variantes de preocupação", disse o ministério, acrescentando que continuaria a aumentar a cobertura vacinal e a reforçar outras medidas de prevenção.

O paciente estava em estreito contato com quatro pessoas, que também estão em isolamento, mas não apresentam sintomas e seus testes PCR foram negativos, disse o ministério. Todos serão submetidos a outro teste de PCR no final de seu isolamento.

Caso na Rússia


Medico paramentado em frente a hospital em Moscou, Rússia, que atende a pacientes de Covid-19, nesta quinta-feira (21) — Foto: Maxim Shemetov/Reuters
Medico paramentado em frente a hospital em Moscou, Rússia, que atende a pacientes de Covid-19, nesta quinta-feira (21) — Foto: Maxim Shemetov/Reuters

A agência de saúde pública da Rússia disse que 10 pessoas que retornaram da África do Sul tiveram um resultado positivo em exames para o vírus, mas a nova variante só foi detectada em duas delas.

Todos os viajantes que retornaram da África do Sul nos últimos dias foram levados a locais de quarentena, de acordo com a imprensa russa.

Quem teve um resultado positivo para o vírus foi hospitalizado, mas não se sabe se a medida foi tomada por precaução ou se as pessoas estão com sintomas graves.

Após a descoberta da ômicron, a Rússia restringiu a entrada de viajantes vindos do sul da África e exigiu que cidadãos russos que retornassem da região fiquem em uma quarentena de 14 dias.


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias