Termina nesta quinta-feira (8) o prazo para pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) em cota única com desconto de 15% em Mato Grosso do Sul. O vencimento estava previsto inicialmente para segunda-feira (5), mas foi prorrogado para o quinto dia útil.
No Estado, aproximadamente 870 mil veículos estão sujeitos à cobrança do imposto. Para quem não optar pelo pagamento à vista, o IPVA pode ser parcelado em até cinco vezes, com vencimentos entre janeiro e maio. O valor mínimo das parcelas é de R$ 30 para motocicletas e R$ 55 para os demais veículos.
O calendário de parcelamento prevê vencimento da primeira parcela em 30 de janeiro, seguido por 27 de fevereiro, 31 de março, 30 de abril e 29 de maio de 2026.
Em caso de atraso, incidem juros de mora e multa, conforme a legislação vigente. Sem a quitação do IPVA ou comprovação de isenção, o veículo não pode ser licenciado, transferido ou ter alterações de propriedade registradas.
A consulta dos valores e a emissão do boleto estão disponíveis no site da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). O desconto e o parcelamento não se aplicam a veículos novos em primeira tributação, que seguem regras específicas.
A legislação estadual também prevê isenções, imunidades e reduções do imposto. Estão isentos, por exemplo, veículos oficiais, ambulâncias, máquinas agrícolas, táxis, veículos antigos e casos de furto, roubo ou perda total. Pessoas com deficiência têm desconto de 60%, veículos movidos a GNV são totalmente isentos e frotistas com mais de 30 veículos contam com redução de alíquota. Há ainda alíquotas diferenciadas para veículos de carga, transporte coletivo e utilitários.



