
Astrônomos detectaram o planeta Wolf 1069 b orbitando uma estrela em uma zona habitável a 31 anos-luz de distância. Isso significa que água líquida pode existir na superfície deste mundo rochoso, que tem massa semelhante à da Terra.
A descoberta foi registrada em 21 de dezembro de 2022 na revista Astronomy & Astrophysics. As análises foram conduzidas por uma equipe liderada pela astrônoma Diana Kossakowski, do Instituto Max Planck de Astronomia, na Alemanha.
Segundo os cientistas, o planeta recém-descoberto orbita a anã vermelha Wolf 1069 e pode ter uma atmosfera. Dos mais de 5 mil exoplanetas descobertos até agora, apenas cerca de uma dúzia tem massa semelhante à terrestre e povoa a zona habitável. O novo astro entra para esta lista de mundos nos quais a vida poderia ter evoluído, sendo o sexto planeta com massa terrestre mais próximo na zona habitável em torno de sua estrela hospedeira.
Como parte do projeto Carmenes, os autores da pesquisa desenvolveram um instrumento específico para a busca de mundos potencialmente habitáveis. A equipe está usando este aparelho no Observatório Calar Alto, na Espanha.