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Sexta, 05 de julho de 2024

A EDUCAÇÃO E SEU PROTAGONISMO DIANTE DO DESAFIO DO INÍCIO DO ANO ESCOLAR

O período pandêmico causou prejuízos imensuráveis a todos e, infelizmente, impactou negativamente na aprendizagem dos discentes.

07 de mar 2022 - 12h:27 Créditos: Nei Elias Coinethe de Oliveira, Coordenador Regional de Educação de Dourados (CRE5/SUARE/SED), e Antonio Marcos Lescano de Oliveira, Professor (CRE5/SUARE/SED).
Crédito: Leandro Holsbach

A EDUCAÇÃO E SEU PROTAGONISMO DIANTE DO DESAFIO DO INÍCIO DO ANO ESCOLAR[1] 

O início do ano escolar ainda tematiza debate entre os diversos segmentos da sociedade. Nesse cenário, os índices apresentados pelas autoridades sanitárias - cerca de 75,24% da população de Mato Grosso do Sul com o esquema vacinal completo (de acordo com os dados do site da Secretaria de Estado de Saúde - SAS, em 06/03/2022) - indicam que praticamente todos os segmentos da Comunidade Escolar já estão imunizados; recuperando, com isso, o olhar para a sala de aula como um ambiente mais seguro, mais imune não somente ao coronavírus (covid-19), como também à desinformação e às Fake News (“notícias falsas”, em português).

No dia 1º de dezembro de 2021 o Estado de Educação de Mato Grosso do Sul publicou o Calendário Escolar 2022 no Diário Oficial N. 10.694, por meio da Resolução/SED N. 3.929, com início de ano letivo previsto para 17 de fevereiro e as aulas para 03 de março. Nesse sentido, aconteceu no dia 07 de dezembro de 2021 o Dia “D”, a primeira ação da Campanha de Vacinação promovida em parceria da Secretaria de Estado de Educação com a Secretaria de Estado de Saúde, em 82 Escolas da Rede Estadual de Ensino de MS, intitulada “Estudante Inteligente Confia na Ciência – Vacine-se!”. 

Em outro momento, dizíamos que a “esperança” concretizava o sentimento de retorno ao ambiente físico escolar, especialmente, no segundo semestre do ano de 2021, quando houve a volta às aulas presenciais. E isso se cumpriu, fazendo com que a Educação fosse reconhecida como um serviço essencial. Todavia, com o início do ano escolar 2022, somado à esperança, outro sentimento se tornou muito significativo: a “confiança”, palavra que carrega em sua etimologia o prefixo “con-” (instrumento linguístico de encontro) e o sufixo “-ança” (crença no outro).

À “confiança” do estudante na ciência corresponde em prefixo e política ao “conviver” ou “com-viver”, evidenciado por Aristóteles na Antiguidade Clássica. A convivência é o principal desafio para a educação se consolidar como protagonista em 2022, pois é no ambiente escolar que além do desenvolvimento cognitivo; solidificam-se as relações socioemocionais.

A convivência não é uma discussão recente para a Educação, ela está prevista no Regimento Escolar da Rede de Ensino e no Projeto Político Pedagógico. Em Mato Grosso do Sul, a Resolução/SED N. 3.280, de 17 de maio de 2017, regulamenta e normatiza os direitos e deveres de cada segmento que compõe a Comunidade Escolar.

Para este início do Ano Letivo, torna-se imperioso a participação efetiva do país / responsáveis pelos Estudantes. Como reconhece a pesquisadora Elena Lopez, em seu artigo publicado no ano de 2016 no site Harvard Family Research Project


Uma abordagem centrada no ser humano começa com empatia, que é a capacidade de se colocar no lugar do outro e imaginar o que aquela pessoa sente e vivencia. Desenvolver essa atitude é uma maneira de trocar um modelo baseado apenas no que os educadores pensam que as famílias querem e precisam por uma abordagem que considere aquilo que as famílias efetivamente desejam e valorizam. 


Esse propósito jamais pode ser esquecido, pois para garantir o direito de aprender dos estudantes, e a empatia deles pelo outro, a família também tem o seu papel fundamental, conforme preconiza a Lei Nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Na última quinta-feira, 03 de março de 2022, iniciaram-se as aulas presenciais na Rede Estadual de Ensino de MS. As escolas estaduais, lideradas por gestores de competência comprovada, estavam prontas para receber os estudantes, seguindo todos os protocolos de biossegurança. É mister considerar que todo o planejamento escolar deve incluir práticas que coloquem o estudante como personagem principal, tornando-o mais ativo na busca pelo conhecimento. Dessa forma, é substancial que se tenha, desde o início do período letivo presencial, o cumprimento integral da carga horária a que o estudante tem direito, alicerçado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e na Resolução/SED n. 3.929, de 29/11/2021, que trata da operacionalização do Calendário Escolar nas escolas da REDE/MS.

O período pandêmico causou prejuízos imensuráveis a todos e, infelizmente, impactou negativamente na aprendizagem dos discentes. À vista disso, faz-se necessário que os estudantes usufruam da totalidade de sua carga horária, com “qualidade”, conforme pensado por Pedro Demo, em seu Educar pela pesquisa (1997).

    





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Nei Elias Coinethe de Oliveira 

Coordenador Regional de Educação de Dourados (CRE5/SUARE/SED) 



Antonio Marcos Lescano de Oliveira 

Professor (CRE5/SUARE/SED) 



         


[1] Texto elaborado em colaboração por Nei Elias Coinethe de Oliveira, Coordenador Regional de Educação de Dourados (CRE5/SUARE/SED), e Antonio Marcos Lescano de Oliveira, Professor (CRE5/SUARE/SED). 

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