O ator ucraniano Pasha Lee morreu aos 33 anos neste domingo (6), após uma batalha em Irpin, na Ucrânia.
Ele se juntou às Forças de Defesa Territorial das Forças Armadas da Ucrânia para defender o país contra os russos nas últimas semanas.
A informação foi dada pela página do Festival Internacional de Cinema de Odessa, o principal evento ucraniano do setor.
"Em 6 de março, como resultado de um bombardeio de ocupantes russos na cidade ucraniana de Irpin, o famoso ator ucraniano Pasha Lee foi morto. Ele tinha 33 anos", diz o comunicado.
Também conhecido como Pavlo Li e Pasha Li, o ator publicou a foto com uniforme militar no dia 1º de março.
Foi em Irpin que, neste fim de semana, uma mulher e duas crianças, mãe e filhos, morreram após um ataque de morteiro russo à rota de fuga que os moradores locais estão usando para escapar do avanço das tropas invasoras.
"Apelamos à comunidade mundial para ajudar a Ucrânia na luta contra a Rússia e parar a guerra", continua o texto publicado pelo festival.
No cinema, Pasha Lee atuou em “Shtolnya” (2006), "Zvychayna sprava" (2012), “Shadows of Unforgotten Ancestors” (2013) e "The Fight Rules’ (2016).
Ele também era cantor, dublador e apresentador de TV na Ucrânia.
A atriz Anastasiya Kasilova, que trabalhou com Lee na série "Provincial", no ano passado, fez um post em homenagem ao colega.
"Pasha Li morto durante o bombardeio em Irpin, defendendo a Ucrânia. Ele é ator, apresentador de TV, meu colega e um bom conhecido… Não faz muito tempo que filmamos juntos em um teaser para um filme infantil... Nunca perdoe!".