Menu
Sábado, 19 de junho de 2021

Aleksandar Mandic, um dos pioneiros da internet como negócio no Brasil, morre aos 66 anos

Mandic desenvolveu um dos primeiros provedores de internet do Brasil na década de 90

07 de Mai 2021 - 09h:54 Créditos: Roberta Ferreira
Crédito: Divulgação

Na tarde de ontem (6) morreu Aleksandar Mandic, um dos pioneiros da internet como negócio no Brasil.  

A causa da morte não foi divulgada, mas o empresário vinha tratando uma leucemia.

A informação foi divulgada pelo filho do empresário, Axel Mandic, nas redes sociais.

Em 1990, Mandic investiu no seu próprio empreendimento, o Mandic BBS. A partir dele, o empresário criou um dos primeiros provedores de internet do Brasil, que se tornou um dos principais do país, eleito como o Melhor Provedor iBest 97/98 e recebendo o título também no ano seguinte.

Em 1999, um ano depois de vender a Mandic BBS, o empreendedor fundou, juntamente com Nizan Guanaes e Matinas Suzuki Jr, o portal de notícias e conteúdos iG (Internet Group), onde atuou como vice-presidente até 2001.

Em 2002, o empresário, recuperou a marca "Mandic", mas, desta vez, para trabalhar com e-mails corporativos, sob o nome de "mandic:mail", que tinha o slogan "o melhor e-mail que a internet pode fazer".

Com amplo crescimento, o serviço acabou se transformando e deu início a ofertas de produtos de computação em nuvem. Em março de 2012, o empreendedor decidiu vender novamente a marca.

Já em 2013, o empresário criou o aplicativo Mandic Magic, que hoje se chama Wi-Fi Magic. Ele é um banco de dados, alimentado pelos próprios usuários, onde são armazenados senhas de Wi-Fi de locais públicos, disponibilizado de forma gratuita.

Mandic recebeu alguns prêmios durante sua carreira. Em 1999, o de "Empreendedor Master do Ano" pela Ernst & Young e o prêmio Casa da Universidade.  

Em 2006, ele ganhou o Prêmio SUCESU 40 Anos, da Associação de Usuários de Informática e Telecomunicações.  


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias