Antes do frio com temperatura de até 5°C para boa parte de Mato Grosso do Sul, o feriado prolongado deve começar com os dias mais secos e com uma amplitude térmica maior. O tempo mais gelado, acompanhado de fortes chuvas, deve começar a ser registrado no início da próxima semana.
Ao longo desta semana, o que vai predominar em Mato Grosso do Sul é uma grande massa de ar seco. A baixa umidade do ar inibe a formação de nuvens e todo estado poderá registrar dias de sol e poucas chuvas nesta quinta, sexta, sábado e domingo (8, 9, 10 e 11).
Ainda faz um pouco de frio ao amanhecer, mas a tarde é quente. O ClimaTempo traz o alerta para a baixa umidade do ar, que fica entre 20% e 30% por várias horas consecutivas.
Mudança no tempo
O clima deve virar na próxima segunda-feira (12). Com a aproximação do fenômeno climático El Niño, a chuva será persistente e o frio chegar com tudo.
Esta será a primeira grande onda de frio a ser registrada em Mato Grosso do Sul, de acordo com o meteorologias Nathálio Abrahão. O especialista explica que o estado está há sete dias sem chuva.
Há duas semanas do fim do outono, o clima na semana que vem deve ser gelado, com temperatura podendo chegar nos 5°C. O meteorologista prevê para o estado muito vento, frio, nevoeiro e até geada na região Sul.
"No começo da próxima semana o frio chega com tudo. A frente fria virá do Paraguai. A chuva pode vir e com possibilidades de enchentes. Tudo isso no começo da semana que vem. Na segunda, o frio vai se deslocar por todos os municípios", detalha.
A explicação para a mudança no clima é uma alta pressão polar que está prevista para chegar no estado. "Não teremos o frio seco. Nesse conjunto de eventos, a região de Campo Grande e Sul terá tempo fechado, frio com muita chuva. Isso não é normal para o fim do outono. Nós estamos no começo do El Niño. Teremos um inverno mais úmido", apresenta as possibilidades.