Menu
Quinta, 21 de novembro de 2024

WhatsApp ganha função de Pix, mas ainda não virou banco; entenda

Além disso, ferramenta de inteligência artificial generativa chega aos usuários brasileiros em junho. Tecnologia vai concorrer com o ChatGPT.

07 de jun 2024 - 20h:55 Créditos: CNN
Crédito: Divulgação

A Meta anunciou a integração do WhatsApp com o Pix, num evento realizado nessa quinta-feira (6) em São Paulo. Os empresários poderão incluir a chave Pix dentre as demais informações do perfil comercial na plataforma, por meio do aplicativo WhatsApp Business. Já os consumidores terão mais facilidade na hora de pagar.

O WhatsApp oferece a ferramenta de Pagamentos há mais de um ano. No entanto, é um sistema complicado, que depende de cadastro prévio no cartão de crédito ou débito. A impressão é de que a ferramenta não pegou.




O diretor do WhatsApp para mercados estratégicos, Guilherme Horn, disse à coluna de Thássius Veloso que a chegada do Pix é mais um passo no sentido de tornar o aplicativo de mensagens mais interessante para empresas de qualquer tamanho.

O Pix caiu no gosto do brasileiro. Ter uma opção para rapidamente enviar o dinheiro, sem ficar perguntando a chave Pix, deve reduzir a fricção em transações pela plataforma.

Apesar disso, é preciso ter em mente que o pagamento em si não ocorre dentro do WhatsApp. O aplicativo apenas exibe o chamado código Pix, algo previsto pelo Banco Central, para que o consumidor possa fazer a transação no app do banco com o qual já possui relacionamento.


'Não viramos banco', defende Horn.


Uso de IA no WhatsApp Business. — Foto: Divulgação
Uso de IA no WhatsApp Business. — Foto: Divulgação

O evento Meta Conversations serviu para apresentar casos de sucesso envolvendo o WhatsApp para negócios. A operadora Claro, por exemplo, realiza atendimento ao cliente por meio da plataforma. Ela passará a atender ligações também dentro do WhatsApp, uma novidade revelada nesta ocasião. Ou seja, o SAC poderá migrar para o 'Zap Zap', apelido nacional que foi citado até mesmo por Mark Zuckerberg, o CEO da Meta.

A empresa aproveitou para também confirmar a chegada da ferramenta de inteligência artificial IA da Meta aos aplicativos WhatsApp, Instagram e Facebook. Será uma espécie de chatbot (nos mesmos modelos do ChatGPT) que tudo responde, em bom português, diretamente na tela de conversas que já conhecemos. O império digital não informou uma data específica, mas eu apurei que deve ser no fim de julho.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias