Menu
Quarta, 23 de abril de 2025

A variante delta do coronavírus, mais contagiosa, se espalha por países da América Latina

Mutação descoberta na Índia parece mais infecciosa e com certa capacidade de evitar a imunidade, mas não necessariamente mais mortal e resistente a todas as vacinas

07 de jul 2021 - 16h:02 Créditos: Redação
Crédito: Redação

No Brasil já foi a variante do SARS-CoV-2 que mais atenção gera no mundo. A Delta, detectada primeiro na Índia e já presente em pelo menos 92 países, se destaca de suas predecessoras genéticas por uma capacidade maior de contágio.

Em junho, a OMS disse que a variante Delta era “mais rápida e que afeta os mais vulneráveis ao contágio de modo mais eficiente que suas antecessoras”. Essa característica essencial transforma o covid-19 em uma “variante de preocupação”). Ainda não é uma “variante de consequência alta”, pois  as medidas médicas de prevenção que existem são efetivas.

O fato é que a variante Delta infecta mais facilmente do que suas antecessoras, talvez causando mais risco de hospitalização, mas não é necessariamente mais mortal, e certamente várias das vacinas em uso funcionam bem contra ela, apesar de ter uma capacidade melhor para driblar as defesas imunológicas já adquiridas. Resta confirmar se todas as vacinas serão igualmente eficientes.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias