Menu
Quinta, 21 de novembro de 2024

Bonito é o 1º destino de ecoturismo carbono neutro do mundo; veja atrativo certificado.

Atrativo turístico em Bonito (MS) foi reconhecido como o primeiro a ter o selo “Climate Positive”, que é quando o sistema absorve mais carbono do que foi emitido pelas atividades desenvolvidas na propriedade.

07 de ago 2023 - 19h:16 Créditos: G1
Crédito: Marcio Cabral

Águas cristalinas, cachoeiras deslumbrantes e contato imediato com a fauna e flora sul-mato-grossense. Bonito (MS) é conhecida pelas belezas naturais internacionalmente e, mais recente, recebeu a certificação internacional como o 1º destino de ecoturismo carbono neutro.

Se tornar uma cidade carbono neutro significa que o sistema considerado absorve todo o carbono emitido nas atividades desenvolvidas. O selo foi concedido bem antes de 2050, data para quando a meta nacional de neutralizar as emissões líquidas foi firmada durante o Acordo de Paris.

O certificado permite que o destino promova ações que impulsionem a inovação de produtos e serviços inteligentes, sob o ponto de vista climático.


Para o Ministério do Turismo, as ações ajudam a controlar e reduzir as emissões de gases de efeito estufa e trabalhem em incentivos para atrair e promover investimentos que procurem impactos positivos no clima e na biodiversidade.


A Estância Mimosa, em Bonito, também foi certificada. O atrativo é o primeiro empreendimento turístico do mundo a receber a Certificação Climate Positive, concedida pela Organização Internacional Green Initiative. A conquista mostra o empenho em prol da sustentabilidade e preservação da biodiversidade no local.

Para receber o certificado, além de neutralizar a emissão de carbono, a estância contribuiu para o aumento no saldo de compensação do gás do efeito estufa. Além da mitigação, o empreendimento se comprometeu em preservar as áreas de floresta no local.


o longo do projeto, foram quantificadas para o ano de 2022 todas as fontes de emissões de gases de efeito estufa do atrativo, classificadas em 4 categorias propostas:


  1. emissões e remoções diretas;
  2. emissões indiretas causadas por energia importada;
  3. emissões indiretas causadas pelo transporte;
  4. emissões indiretas causadas por produtos utilizados.


Estância fica em Bonito, capital do ecoturismo brasileiro — Foto: Fernando Peres/Arquivo Pessoal



Estância fica em Bonito, capital do ecoturismo brasileiro — Foto: Fernando Peres/Arquivo Pessoal widget de imagem

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias