Com meta inicial de imunizar 150 mil pessoas, Dourados encerrou o programa de vacinação contra a dengue com 88 mil doses aplicadas, o que representa 58% do público-alvo. Porém, a imunização só acontece com a aplicação da segunda dose.
De acordo com informações do infectologista Júlio Croda, cerca de 40 mil daqueles que tomaram a primeira dose já deveriam ter tomado a segunda e simplesmente ignoraram os chamados.
Além disso, boa parte do estoque enviado pelo laboratório japonês vence agora em agosto.
Conforme o infectologista, grande parte daqueles que tomaram a primeira vacina está recebendo “convocações” personalizadas, diretamente pelo celular, mas mesmo assim o retorno está aquém do esperado.
Iniciado em 3 de janeiro, o programa foi prorrogado duas vezes e desde 31 de julho está suspensa a aplicação da primeira dose, segundo Júlio Croda. Segunda dose da vacina deve ser tomada 90 dias após a primeira.
Em maio, depois da segunda prorrogação, a meta de vacinação foi reduzida de 150 mil para 100 mil pessoas. Então, levando em consideração este novo número, foi alcançado 88% do esperado.