Menu
Sexta, 22 de novembro de 2024

Ministra Tereza Cristina entrega mais de 500 títulos em assentamentos de Sidrolândia

Famílias esperavam documento de suas terras há mais de uma década.

07 de nov 2021 - 08h:48 Créditos: Correio do Estado
Crédito: Reprodução/Divulgação

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Tereza Cristina, entregou na manhã deste sábado (6), 531 títulos nos assentamentos Eldorado I e Eldorado II, em Sidrolândia, situado a 70km de Campo Grande. Deste total, 235 foram para Eldorado I e 296 para Eldorado II.

As famílias serão contempladas com documentos definitivos e provisório de suas terras e acesso à crédito para melhorias das propriedades. “Nós pensamos em resultados, políticas públicas que cheguem até vocês. Nós não estamos fazendo aqui hoje mais do que a nossa obrigação. Sei que vocês estão querendo ir para aquela sala interceder os seus títulos”, disse Tereza Cristina.

Estavam presentes no evento o Superintendente Regional do Incra, Humberto Mota Maciel, o secretário de Infraestrutura do estado, Eduardo Riedel, e a prefeita Vanda Camilo (PSDB). 

Na oportunidade, o Riedel destacou a união entre os governos Municipal, Estadual e Federal para que os investimentos cheguem até a população. 

“Quando o múnicípio, em parceria com a Câmara Municipal, junto com o Estado e a União tem o mesmo objetivo que é atender a população, as coisas acontecem. Se a cidade está recebendo investimento é porque teve esforço de todos. É muito duro ter um lote, um pedaço de chão, ser seu de fato, mas não ser seu de direito e essa história do Brasil está ficando para traz por conta da ministra Tereza Cristina, da determinação do Governo Federal em fazer acontecer aquilo que precisa ser feito”, destacou o secretário.

Além das entregas, foram assinados 252 Contratos Fomento Mulher, que somam R$ 1,260 milhão. Esta é uma das linhas do Crédito Instalação do Incra, voltado exclusivamente para as mulheres do campo, no valor de até R$ 5 mil por família.  

Também foram emitidos 541 documentos de Contrato de Concessão de Uso (CCU) para os assentamentos de Capão Bonito,  Capão Bonito I, São Pedro, Eldorado, Vacaria, Altemir Torteli, Eldorado II e Geraldo Garcia. Ao todo, 1.072 famílias foram beneficiadas com os documentos titulatórios.

O município de Sidrolândia tem 4.128 lotes em 20 assentamentos do Incra. Em suas redes sociais, a ministra divulgou que famílias esperam há anos pela legitimação de suas terras. “Dia de muita emoção. Famílias esperam há 16 anos pelo documento de suas terras”.

ENCONTROS

Tereza Cristina cumpriu agenda na Superintendência do Ministério da Agricultura em Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira (5). A pauta se tratava de estruturação das atividades de sanidade animal/vegetal no estado e Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA). 

Na ocasião, estavam presentes o presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal, Daniel Ingold e o superintendente do Ministério da Agricultura em Mato Grosso do Sul, Celso Martins.

A ministra visitou a Superintendência Regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) pela primeira vez e esteve presente com o diretor administrativo, José Ferreira da Costa Neto e o superintendente regional, Nilson Azevedo Marques. 

“Conversei com os colaboradores e falei da importância do trabalho de cada um deles para o agro do país, fornecendo informações precisas sobre nossa produção para a elaboração de políticas públicas mais eficazes e eficientes”, explicou a ministra.

Outras visitas

Tereza Cristina veio à Mato Grosso do Sul em 21 de agosto deste ano em inauguração de 34 pontos de conexão via satélite gratuitos no município de Rio Brilhante, cidade localizada a 160km de Campo Grande.

A ministra Tereza Cristina visitou Mato Grosso do Sul em 9 de agosto deste ano para inaugurar obras no Aeroporto Internacional de Campo Grande (CGR) junto do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

Tereza Cristina também visitou a Capital em 16 de julho deste ano. Neste dia, a ministra veio acompanhada do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga e ex-diretora do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) e atual secretária extraordinária de enfrentamento a Covid-19, Rosana Leite de Melo.

A ministra visitou Mato Grosso do Sul em 14 de maio deste ano junto do presidente da República, Jair Bolsonaro, para entrega de títulos de terra em Terenos, cidade localizada a 31km de Campo Grande.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias