
O Youtube afirmou ontem (7) que canais que publicarem vídeos falsos sobre as eleições dos Estados Unidos poderá ser punido em ficar uma semana sem poder produzir conteúdos para a página.
Essa medida foi tomada após apoiadores de Donald Trump invadir o congresso a seu favor e o presidente apoiou.
O Youtube bloqueou um vídeo em que Trump falava para as pessoas voltarem para as suas casas e afirma que as eleições do ano passado foi uma fraude.
"Devido aos eventos perturbadores que ocorreram e dado que os resultados das eleições já foram certificados, a partir de hoje qualquer canal que postar novos vídeos com alegações falsas que violam nossas políticas receberão um strike", afirmou o Youtube.
Se os usuários persistirem em postar vídeos que não devem, punições mais severas serão tomadas, como, a conta na rede social pode ser encerrada.
O 1º "strike" impede a conta de enviar novos vídeos por uma semana, entre outras restrições. Se uma conta receber uma nova punição dentro de 90 dias, a publicação de conteúdos fica restrita por duas semanas. E, após 3 "strikes", o canal é derrubado em definitivo.
"Durante o último mês, nós removemos milhares de vídeos que espalhavam desinformação alegando que fraudes generalizadas mudaram os resultados das eleições de 2020, incluindo diversos vídeos que o Presidente Trump publicou em seu canal", disse a plataforma em um comunicado.