Menu
Quinta, 28 de março de 2024

Frango: vendas aquecidas da carne devem sustentar preços em 2022, diz Cepea

Apesar que os relacionados à alimentação (milho e farelo de soja), devem continuar altos este ano.

08 de jan 2022 - 07h:27 Créditos: Estadão Conteúdo
Crédito: Reprodução/Divulgação

Os preços do frango devem continuar firmes em 2022, sustentados por vendas aquecidas da carne tanto no mercado doméstico quanto no externo, avalia o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP).

“Diante do baixo crescimento econômico (o Banco Central estima avanço de apenas 0,36% no PIB em 2022) e do consequente menor poder aquisitivo da população, a demanda pela proteína deve ser favorecida, tendo em vista que a carne de frango é tradicionalmente mais barata que as principais substitutas (bovina e suína)”, destaca o centro de estudos em relatório sobre o mercado

O Cepea pondera, contudo, que os custos de produção, sobretudo os relacionados à alimentação (milho e farelo de soja), devem continuar altos este ano.

Lembra que, apesar da expectativa de aumento na produção tanto para o milho quanto para o farelo de soja, a demanda por esses produtos também continuará elevada, “limitando a possibilidade de quedas expressivas nas cotações, especialmente no primeiro semestre deste ano”.

Ainda conforme o Cepea, na B3 boa parte dos contratos do milho, o principal insumo da atividade avícola, aponta para valores acima dos praticados em 2021, com preços superiores a R$ 88,00/saca de 60 kg. “Esse cenário, por sua vez, tende a manter os custos de produção do avicultor elevado, fazendo com que o mesmo repasse esses reajustes para outros elos da cadeia. Os preços e a disponibilidade desses insumos no mercado interno também vão depender de importantes fatores como taxa de câmbio, a qual exerce forte influência na atratividade das exportações, e clima.”

“Esse cenário, por sua vez, tende a manter os custos de produção do avicultor elevado, fazendo com que o mesmo repasse esses reajustes para outros elos da cadeia. Os preços e a disponibilidade desses insumos no mercado interno também vão depender de importantes fatores como taxa de câmbio, a qual exerce forte influência na atratividade das exportações, e clima.”

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias