
Cinco pessoas foram presas nesta segunda-feira, durante uma operação da Polícia Civil, suspeita de integrarem uma quadrilha que fazia procedimentos estéticos de maneira irregular no Rio. De acordo com as investigações da Delegacia do Consumidor (Decon), o bando realizava cirurgias de alta complexidade, como lipoaspirações, mamoplastias e mastopexias (implantes de silicone), em locais sem estrutura adequada e, assim, causavam lesões nas vítimas, algumas gravíssimas.
Os presos são: o médico peruano Jaime Javier Garcia Caro, de 44 anos; o colombiano Jean Paul Perez Barraza, de 29, que atuava como anestesista mas não tem formação na área; Rafaella Ferreira Trovão da Silveira, de 34; Almir Paixão da Silveira Junior, de 35; e Antônia Gerda Araújo Pinto, de 55. Segundo a Decon, eles seriam parte de um mercado clandestino de falsos médicos e profissionais sem registro que ofereceriam preços muito abaixo dos de mercado para realizar os procedimentos.
Eletricista, Almir Paixão foi um dos investigados no inquérito que apurou a morte da funkeira Fernanda Rodrigues, de 43 anos, a MC Atrevida, ocorrida em julho de 2020 após ela ficar 11 dias internada. Na época, a polícia apurou se ele auxiliou o médico responsável pelo procedimento, realizado em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio. Almir agora é réu no processo.
De acordo com a Decon, para conseguir atrair as vítimas, a quadrilha usava influencers e postagens em rede sociais. Eles prometiam que os procedimentos seriam realizados em hospitais, mas na verdade usavam salas improvisadas, apontam as investigações. Vítimas que procuraram a polícia denunciaram terem ficado com deformidades e problemas de saúde.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/X/I/K03iGORFGmu3ZGSdgCyQ/bdrj-limpo-20240108-0540-frame-182965.jpeg)
O mandados de prisão temporária contra os cinco presos foram cumpridos em diferentes pontos do Rio: Realengo (Zona Oeste da capital), Rio das Ostras (Região dos Lagos), Parque Anchieta (Zona Norte da capital) e Duque de Caxias (Baixada Fluminense).
Os presos respondem por lesão corporal gravíssima, associação criminosa, exercício ilegal da medicina e executar serviço de alto grau de periculosidade, contrariando determinação legal. Eles foram encaminhados para o sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.
Quem é que na quadrilha
Em novembro de 2023, uma ação conjunta da Decon, de fiscais do Conselho Regional de Odontologia (CRO), de agentes da Vigilância Sanitária de Nova Iguaçu (Suvisa) e de peritos do Serviço de Perícias da Cidade da Polícia (SPCID-ICCE) interditou a Clínica Iguaçu Plásticas Day, que funcionava irregularmente em Nova Iguaçu, na Baixada. No local, segundo a polícia, eram realizados procedimentos estéticos de alta complexidade sem licença sanitária. Na ocasião, Jaime Javier e Jean Paul foram presos em flagrante.
Os dois iniciavam uma lipoaspiração numa mulher de 29 anos quando foram flagrados pelos agentes. A vítima havia sido sedada por Jean Paul, segundo as investigações. Ao perceber a chegada dos policiais o colombiano ainda tentou sair da sala de cirurgia retirando o jaleco que vestia, mas foi contido pela equipe. Tanto ele quanto Jaime Javier estavam em liberdade e foram presos em suas casas na ação desta segunda-feira.
Os responsáveis pela Iguaçu Plásticas Day eram o eletricista Almir Paixão e Rafaella Ferreira — ela também era dona da clínica Estética Beauty Corpus, que já havia sido interditada pela Decon em junho de 2022. Após o fechamento do espaço, ele foi reaberto com um novo nome e os procedimentos estéticos ilegais continuaram a ser realizados. As investigações apontam que Almir, mesmo sem ter qualquer formação médica, participava das intervenções cirúrgicas e era conhecido como Doutor Júnior.
Presa nesta segunda-feira enquanto atendia pacientes numa clínica em Duque de Caxias, Antônia Gerda foi responsável por atrair vítimas para a realização de procedimento estético, de acordo com as investigações.