Em entrevista à rádio CBN nesta terça-feira (07), o deputado estadual Marcio Fernandes (MDB) destacou a importância da formação dos blocos para o andamento do Legislativo. Articulando com os outros parlamentares a união dos partidos para compor as comissões, o emedebista falou sobre os trâmites.
“Nós estamos discutindo a formação de dois blocos aqui na Casa. Como eu já liderava um bloco, nas legislaturas passadas, nos procuraram para ver a possibilidade da junção de vários partidos, totalizando oito parlamentares ou mais para ter a formação de um bloco. O regimento diz que precisa ter oito deputados. Esta é a fase que nós estamos conversando com os deputados das outras bancadas”, disse o deputado.
Marcio Fernandes destacou que o MDB tem três representantes na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul (ALEMS) e que precisa de mais cinco parlamentares para a formação de um grupo. “O MDB são três, nós já começamos com três, então precisamos conversar com mais cinco, no mínimo. É isso que estamos fazendo, mas não tem nada definido ainda. Essa semana, com certeza, nós vamos ter definido porque precisamos organizar as comissões permanentes”.
O emedebista ressaltou que apenas o PSDB não precisa participar de um bloco para compor as comissões permanentes. “Só participa das comissões quando você atinge a bancada de quatro parlamentares ou o bloco com oito parlamentares, fora isso não participa das comissões permanentes. Só o PSDB tem número suficiente para indicar um membro sem precisar de bloco porque ele tem bancada e o resto não tem bancada”, declarou Marcio Fernandes.