O cantor Gusttavo Lima alegou que vai processar a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL/RS). A parlamentar compartilhou em suas redes sociais um vídeo falso, no qual a plateia do show do sertanejo em Lisboa, em Portugal, supostamente, começa a protestar contra o presidente da República Jair Bolsonaro (PL).
No registro, o artista teria ficado parado no palco, enquanto o público grita pela saída do chefe de Estado do poder e sua equipe comemorando. No entanto, as imagens e o áudio eram parte de uma montagem. As informações são do jornal Metrópoles.
Apoiador assumido do político, o próprio Gusttavo recorreu as redes sociais negando o conteúdo do vídeo e publicou o áudio original, que falava "uh uh, Embaixador" - em referência ao apelido do cantor. "PS: Parem de fazer montagem bizarras em meus vídeos", escreveu no Twitter, acompanhada da hastag Fake News.
Segundo a publicação, após a repercussão a deputada tirou o conteúdo de seus stories do Instagram, no entanto, algumas páginas da web seguem referenciando o vídeo a ela.
Gusttavo Lima e equipe repudiam a fake news
Em nota enviada ao Portal UAI, Gusttavo Lima e a produtora Balada Music lamentaram a atitude da deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL/RS) e repudiou o compartilhamento da fake news, que rapidamente se espalhou pelas redes sociais. A equipe esclareceu que no áudio original do vídeo, é possível ouvir apenas aplausos e o público ovacionando o cantor. Confira, abaixo, o comunicado na íntegra:
"A BALADA MUSIC vem por meio deste repudiar veementemente o vídeo fake publicado pela deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL/RS), atribuído ao show do cantor Gusttavo Lima em Lisboa - Portugal.
Em respeito ao público e trazendo a verdade dos fatos, esclarecemos que o vídeo original foi claramente editado. As imagens e o áudio do original mostram o público ovacionando o artista com gritos "O Embaixador". Em nenhum dos shows do artista no exterior houve qualquer manifestação política contra ou a favor ao atual Governo.
Lamentamos que uma autoridade como a excelentíssima deputada e pessoas mal-intencionadas estejam divulgando fakenews. Ressaltamos ainda que adotaremos todas as medidas necessárias cabíveis contra ela e demais envolvidos", diz a nota.