A Secretaria Estadual de Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul anunciou, nesta quarta-feira (8), a compra de mais cinco mil exames de biologia molecular (conhecido como RT PCR) para diagnosticar o novo coronavírus no estado. De acordo com o secretário Geraldo Resende, esses novos testes servirão para implementar o sistema de "drive-thru", quando é possível coletar a amostra do paciente sem ele precisar sair do carro.
De acordo com a SES, esses cinco mil testes RT PCR se juntam a outros 3 mil recebidos pelo Ministério da Saúde, mas que não serão utilizados no "drive-thru". Esses exames são realizados pela SES e passam pela análise no Laboratório Central (Lacen) do estado. Outros seis mil testes rápidos (conhecidos como IGG) já foram encaminhados pelo Ministério da Saúde para Mato Grosso do Sul e serão utilizados em profissionais da área de saúde que atuam nos postos e hospitais, além de agentes de segurança.
Segundo o secretário de saúde do estado, apenas pacientes com indicação médica fariam os exames no novo sistema. Ainda não há uma definição de data para o "drive-thru" ser implementado em Mato Grosso do Sul. O local em que os testes rápidos devem ser feitos não foi anunciado. Conforme a SES, a coleta do exame sem sair do veículo é feita com um cotonete, colocado no nariz e na boca.
Até a tarde desta quarta-feira, Mato Grosso do Sul havia confirmado 85 casos do novo coronavírus. Duas pessoas morreram no estado devido ao covid-19.